Diario de Pernambuco
Busca

IMPASSE

Hungria pode travar entrada da Finlândia e Suécia na OTAN

Publicado em: 18/07/2022 18:52

 (Foto: JOHN THYS / AFP
)
Foto: JOHN THYS / AFP
Nesta segunda-feira (18), de acordo com a agência de notícias turca Anadolu, o presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, declarou em discurso ao país que Ancara pode bloquear o processo de adesão da Suécia e Finlândia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) “A Turquia  bloqueará as candidaturas de Finlândia e Suécia para a entrada na Aliança se os países nórdicos não mantiverem suas promessas sobre contraterrorismo feitas no mês passado. Repito mais uma vez que, caso as nossas exigências não sejam cumpridas, o processo será congelado. Vemos que especialmente a Suécia não demonstra uma reação adequada”, afirmou Erdogan.

As vésperas da cúpula realizada pela Aliança Atlântica, em Madri, a Turquia, Suécia e Finlândia assinaram um memorando de segurança, que desbloqueou o veto de Ancara. A partir de então, deu-se início as negociações da adesão dos dois países à OTAN, que concordaram em fortalecer a cooperação na luta contra o terrorismo e o contrabando de armamento, incluindo tomar medidas contra o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK na sigla em curdo). Além disso, ainda ficou acordada a troca de informações e extradição entre as partes. "O nosso posicionamento é firmemente manifestado. A escolha é dos países nórdicos", reiterou o líder turco.

Os países nórdicos solicitaram a entrada na aliança militar depois da invasão russa na Ucrânia. Mas, anteriormente a Turquia se opôs ao processo de adesão da Finlândia e Suécia alegando suas preocupações com questões de segurança e devido ao suposto apoio dessas nações ao PKK. Para Ancara, o PKK é considerado um grupo terrorista e, inclusive Erdogan também acusou em diversas ocasiões Estocolmo e Helsinque de conceder asilo político e fornecer armas aos curdos.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários