Diario de Pernambuco
Busca

ESTADOS UNIDOS

Homem nada em lago e morre após contrair ameba comedora de cérebro

Publicado em: 18/07/2022 16:41

 (crédito: OLI SCARFF)
crédito: OLI SCARFF
Após quase um mês de tratamento intensivo, um homem que foi infectado pela “ameba comedora de cérebro”, após nadar em um lago, morreu nos Estados Unidos. Conhecida por este nome, a Naegleria fowleri é uma ameba unicelular microscópica que pode causar infecção cerebral, chamada meningoencefalite amebiana primária.

O lago onde ocorreu a infecção fica no Three Fires State Park, no condado de Taylor, Iowa. O homem teria nadado nas últimas duas semanas no local, que se encontra fechado desde o dia 7 de julho, quando as autoridades foram informadas do ocorrido. 

A ameba é encontrada geralmente em lagos e rios com a água mais quente que o habitual, principalmente nos meses de mais calor, como o verão que atinge a região onde o homem nadou e foi infectado.

A doença que tem uma altíssima taxa de mortalidade, 97% dos infectados morrem após contraí-la, já foi relatada outras vezes nos Estados Unidos e nunca no Brasil, e é contraída pela inalação da água contaminada, chegando ao cérebro, onde causa inflamação e destruição do tecido, levando à morte. 

Os sintomas mais comuns são: dores de cabeça intensa, febre, náusea, rigidez no pescoço, convulsões e até alucinações.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários