Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

PICASSO

Desenho atribuído a Picasso é confiscado pela alfândega na Espanha

Por: AFP

Publicado em: 18/07/2022 09:13

 (Foto: AFP)
Foto: AFP
Um desenho atribuído a Pablo Picasso com um valor estimado de 450.000 euros (456.000 dólares) foi apreendido no início de julho no aeroporto de Ibiza, nas Ilhas Baleares, de um viajante suspeito de "contrabando", informou a Agência Fiscal Espanhola nesta segunda-feira (18). 

O desenho de 1966, conhecido como "Trois personnages", foi encontrado em 5 de julho na bagagem de uma pessoa "da Suíça, que tentava introduzir a obra na Espanha sem declarar", informou a instituição em comunicado.

Questionado por funcionários da alfândega espanhola, avisados por seus colegas suíços de que uma "obra de arte" estava sendo transportada em circunstâncias "suspeitas", o viajante disse que era uma cópia e apresentou uma fatura de 1.500 francos suíços (1.538 dólares). 

Mas, no fundo da mala, as autoridades descobriram outra fatura, de 450.000 francos (456.000 dólares), emitida por uma galeria de arte de Zurique, que menciona a obra "Trois personnages" do artista espanhol Pablo Picasso. 

De acordo com uma análise preliminar realizada por especialistas em arte contemporânea, trata-se da obra original e seu valor de mercado "corresponderia ao preço faturado pela galeria suíça", disse o comunicado. 

Este primeiro relatório ainda precisa ser confirmado por verificações posteriores realizadas por "especialistas na obra de Picasso com técnicas avançadas", especificou a Agência Fiscal, acrescentando que foi aberta uma investigação pelo possível crime de "contrabando".
TAGS: pintura | espanha | suíça |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Rhaldney Entrevista: Orson Lemos (TRE-PE), dra. Elizabeth Moreno e Cristiano Carrilho
Manhã na Clube: entrevistas com dra. Silvia Fontan, oncologista, e a advogada Géssica Araújo
Taiwan inicia testes militares e acusa Pequim de preparar invasão
Incêndio em terceiro tanque de petróleo no oeste de Cuba
Grupo Diario de Pernambuco