Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

EVACUAÇÃO

Vulcão entra em erupção no leste das Filipinas

Por: AFP

Publicado em: 05/06/2022 14:37

 (Foto: Handout / Sorsogon Provincial Public Information Office / AFP)
Foto: Handout / Sorsogon Provincial Public Information Office / AFP
A erupção de um vulcão no leste das Filipinas neste domingo (5) provocou a evacuação das localidades nos arredores da montanha diante da chegada de cinzas, e as autoridades alertam para possíveis novos lançamentos.

A erupção do vulcão Bulusan, na província de Sorsogon (leste), durou cerca de 17 minutos e a coluna de fumaça chegou a pelo menos um quilômetro de altura, segundo o Instituto de Vulcanologia e Sismologia das Filipinas.

As autoridades ativaram o nível de alerta um, de uma escala de cinco, que corresponde a "perturbações de baixo nível".

"Houve uma erupção freática no vulcão Bulusan, causada pela ebulição de água sob a cratera", explicou o responsável do Instituto, Renato Solidum, para uma rádio local.

As cinzas afetaram dois municípios em Sorsogon, cerca de 500 quilômetros ao sul da capital das Filipinas, Manila, segundo o Instituto.

Por ora, não há informações sobre feridos.

Na região de Juban, a visibilidade em dois vilarejos ficou reduzida a "zero" e árvores, casas e estradas ficaram cobertas por uma grossa camada de cinzas.

"Estamos evacuando a região, mas nossas prioridades são as pessoas idosas e as que sofrem de asma", disse à AFP o responsável da equipe de emergências, Dennis Despabiladeras.

As autoridades lembraram aos moradores que está proibido o acesso em um raio de 4 quilômetros em torno do vulcão, e pediram que mantenham a vigilância para possíveis deslizamentos de terra e chuvas importantes.

Um grupo de 14 excursionistas e um guia local se encontravam a 1.565 metros de altitude, no meio da montanha, e não perceberam que uma nuvem de cinzas se elevava pela outra vertente do vulcão, contou Leo Ferreras, oficial de defesa civil da localidade de Barcelona, por telefone à AFP.

"[Os excursionistas] retornaram sãos e salvos", acrescentou.

O aeroporto de Manila assinalou que nenhum voo havia sido afetado pela erupção até o momento.

As Filipinas estão localizadas sobre o "Anel de Fogo do Pacífico", uma área de grande atividade sísmica, e o arquipélago conta com cerca de 20 vulcões ativos.

O vulcão Bulusan já registrou dezenas de erupções em 2016 e 2017.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Planta gigante, prima da vitória-régia, é descoberta em Londres
Manhã na Clube: entrevistas com a deputada estadual Teresa Leitão (PT) e Juliana César
Última Volta: GP da Grã Bretanha de F1 2022
Quem é Júlio Lancellotti, o padre antissistema que dá esperança aos pobres
Grupo Diario de Pernambuco