Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

JAPAO

Tribunal do Japão apoia constitucionalidade do veto ao casamento homoafetivo

Por: AFP

Publicado em: 20/06/2022 09:51

 (Foto: Pixabay )
Foto: Pixabay
Um tribunal do Japão determinou nesta segunda-feira (20) que a falta de reconhecimento de casais do mesmo sexo é constitucional, um revés para os ativistas depois de um pronunciamento judicial histórico no ano passado a favor das uniões homossexuais. 

Um tribunal de Osaka rejeitou os argumentos levantados por três casais do mesmo sexo que fazem parte de uma série de ações judiciais apresentadas por ativistas que buscam a igualdade. 

"Do ponto de vista da dignidade individual, pode-se dizer que é necessário tornar realidade que os benefícios dos casais do mesmo sexo sejam reconhecidos publicamente por meio do reconhecimento oficial", afirmou o tribunal. 

Mas o tribunal disse que "não considera" a atual falta de reconhecimento uma violação da Constituição, dizendo que "não houve debate público sobre qual sistema seria adequado".

Este pronunciamento judicial acontece depois que no ano passado um tribunal de Sapporo decretou que não reconhecer o casamento homoafetivo no Japão era inconstitucional, um veredicto celebrado pelos ativistas LGBTQIA+.

A Constituição do Japão estipula que o "casamento só pode acontecer com o consentimento mútuo de ambos os sexos".

Nos últimos anos, as autoridades locais no país avançaram para reconhecer as uniões do mesmo sexo, mas sem fornecer as mesmas garantias do casamento. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevistas com o pastor Wellington Carneiro e Alexandre Castelano
Planta gigante, prima da vitória-régia, é descoberta em Londres
Manhã na Clube: entrevistas com a deputada estadual Teresa Leitão (PT) e Juliana César
Última Volta: GP da Grã Bretanha de F1 2022
Grupo Diario de Pernambuco