Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

LGBTQIA%2b

Parada Gay de Lisboa: manifestantes tomam as ruas contra preconceito

Publicado em: 18/06/2022 15:27

 (Foto: Vicente Nunes/CB/D.A Press)
Foto: Vicente Nunes/CB/D.A Press
Milhares de manifestantes tomaram as ruas de Lisboa contra o preconceito e pela liberdade de escolha sexual.

Jovens, famílias, idosos, todos num clima de confraternização pediam respeito ao público LGBTQIA+, ainda vítima de muita discriminação.

Em Portugal, o casamento entre pessoas do mesmo sexo é reconhecido desde 2010. Mas ainda há casos de homofobia, muito rebatida sobretudo pelas novas gerações.

A Parada, regada a muito samba - uma bateria com mais de 100 integrantes preparou-se durante semanas - percorreu as ruas entre Príncipe Real e Ribeira das Naus. Nenhum grave incidente foi registrado. Pelo contrário, a alegria deu o tom do desfile.

Entre os manifestantes, vários lembraram a morte da vereadora brasileira Marielle Franco, assassinada em março de 2018 com seu motorista Anderson Gomes. O crime ainda não foi solucionado.

Ao final da passeata, manifestantes se reuniram em uma ampla praça para confraternizar. Muitos optaram por um piquenique.

Parada do Orgulho LGBT de volta em SP

A tradicional Parada do Orgulho LGBT acontecerá também neste domingo (19/6) em São Paulo, após dois anos sem o evento devido à pandemia de covid-19. A 26ª edição do evento será na Avenida Paulista.

A programação da secretaria se estende também para os equipamentos culturais instalados em outras cidades do estado de São Paulo. A agenda cultural pode ser consultada no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
 
 (Foto: Vicente Nunes/CB/D.A Press)
Foto: Vicente Nunes/CB/D.A Press
 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Nova presidente da Caixa toma posse e anuncia primeiras medidas
Manhã na Clube: entrevista com o ex-ministro e pré-candidato ao senado, Gilson Machado
Suspeito de ataque a tiros com seis mortos é detido nos EUA
Manhã na Clube: entrevistas com o pastor Wellington Carneiro e Alexandre Castelano
Grupo Diario de Pernambuco