Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

CLIMA

Onda de calor se desloca ao leste dos EUA sem dar trégua

Por: AFP

Publicado em: 20/06/2022 20:11

 (Foto: Sandy Huffaker / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
)
Foto: Sandy Huffaker / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Uma onda de calor que na semana passada assolou boa parte do centro dos Estados Unidos começará a se deslocar para o leste com temperaturas perigosamente altas, disse nesta segunda-feira (20) o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS).

A previsão para esta segunda-feira é de um novo dia de calor bem acima do normal, próximo de recordes ou até acima, desde as planícies centrais do país até o alto centro-oeste. 

"O calor perigoso continuará nas manchetes", disse o NWS em um comunicado.

As altas temperaturas começarão a se deslocar para leste na terça-feira, pela região dos Grandes Lagos, com temperaturas máximas próximas dos 35ºC, "entre 5 e 12 graus acima do normal para a época".

Em Chicago, a terceira maior cidade do país, a previsão é de 37º para terça-feira .

A onda de calor se moverá para o sudeste na quarta-feira, com até 43°C nas margens do Golfo do México, juntamente com alta umidade. 

Segundo os meteorologistas, as altas temperaturas se devem a uma cúpula de alta pressão, nas bordas da qual se desencadeia um clima virulento com tempestades elétricas, inundações repentinas e chuvas extremas.

O Parque Nacional de Yellowstone, o mais antigo dos Estados Unidos, foi fechado na semana passada devido aos danos causados por grandes inundações. 

As chuvas torrenciais e gelo derretido transbordaram os rios em apenas alguns dias. O extenso parque se encontra principalmente em Wyoming e abriga o Old Faithful Geyser. Cerca de 90 pessoas tiveram que ser resgatadas por helicópteros. 

O parque anunciou que reabrirá seu setor sul para visitantes na quarta-feira. Funcionários do parque disseram que outras seções permanecerão fechadas pelo resto da temporada. 

Enquanto o calor queimava a parte sudoeste do país no Arizona, um incêndio florestal que descia a encosta de uma montanha consumia quatro prédios do Observatório Nacional Kitt Peak, mas eles não pareciam conter telescópios ou outros equipamentos científicos, disseram autoridades.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Nova presidente da Caixa toma posse e anuncia primeiras medidas
Manhã na Clube: entrevista com o ex-ministro e pré-candidato ao senado, Gilson Machado
Suspeito de ataque a tiros com seis mortos é detido nos EUA
Manhã na Clube: entrevistas com o pastor Wellington Carneiro e Alexandre Castelano
Grupo Diario de Pernambuco