Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

SAÚDE

OMS avaliará se varíola do macaco representa 'emergência de saúde pública internacional'

Por: AFP

Publicado em: 14/06/2022 19:18

 (Foto: AFP)
Foto: AFP
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta terça-feira (14) que convocará uma reunião de seu comitê de emergência em 23 de junho para avaliar se a varíola do macaco representa uma "emergência de saúde pública de alcance internacional".

A proliferação atual de casos é "incomum e preocupante", declarou seu diretor Tedros Adhanom Ghebreyesus em coletiva de imprensa, para justificar esta futura reunião.

A varíola do macaco, que não costuma ser mortal, pode causar febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios linfáticos inchados, calafrios e fadiga.

Depois aparecem erupções cutâneas (na face, palmas das mãos, solas dos pés), lesões, pústulas e crostas. Seus sintomas geralmente desaparecem dentro de duas a três semanas. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 8 de junho, o número de casos confirmados da doença era de 1.300 no mundo em países não endêmicos, A varíola do macaco é endêmica em 11 países da África Ocidental e na África Central.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Última Volta: GP da Grã Bretanha de F1 2022
Toalhas de Lula e Bolsonaro movimentam o comércio e dão o tom das eleições
Desemprego cai a 9,8% entre março e maio no Brasil
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado federal Daniel Coelho e com a Dra. Magda Maruza
Grupo Diario de Pernambuco