Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

ARQUEOLOGIA

Museu Britânico defende acordo com a Grécia para compartilhar Mármores do Partenon

Por: AFP

Publicado em: 15/06/2022 10:49

 (Foto: Giorgos KONTARINIS/AFP)
Foto: Giorgos KONTARINIS/AFP
O presidente do Museu Britânico de Londres disse ser a favor de um acordo com a Grécia para compartilhar os Mármores do Partenon da Acrópole de Atenas, alvo de uma longa disputa entre os dois países.

Desde o início do século XX, a Grécia solicita oficialmente a devolução de um friso de 75 metros do Partenon e uma das famosas Cariátides do Erecteion, um pequeno templo também na rocha da Acrópole, duas peças-chave do Museu Britânico. 

Londres afirma que as esculturas foram "compradas legalmente" em 1802 pelo diplomata britânico Lord Elgin, que as vendeu ao Museu Britânico. A Grécia afirma que foi "saqueada" enquanto o país estava sob ocupação otomana.

"Acho que um acordo para contar sua história para Atenas e Londres é possível se o abordarmos sem pré-condições e sem muitas linhas vermelhas", disse George Osborne na rádio LBC na terça-feira. 

Questionado sobre a possibilidade de se chegar a um acordo para que os mármores fiquem expostos por um tempo na Grécia e depois retornem a Londres, disse que "esse tipo de acordo" seria possível, "algo que permitiria que fossem vistos em todo o seu esplendor em Atenas e vê-los com exemplos de outras civilizações em Londres".
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevista com o ex-ministro e pré-candidato ao senado, Gilson Machado
Suspeito de ataque a tiros com seis mortos é detido nos EUA
Manhã na Clube: entrevistas com o pastor Wellington Carneiro e Alexandre Castelano
Planta gigante, prima da vitória-régia, é descoberta em Londres
Grupo Diario de Pernambuco