Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

PRODUÇÃO

Fábrica que desatou escassez de fómula infantil nos EUA retoma produção

Por: AFP

Publicado em: 04/06/2022 15:35

 (Foto: Brendan Smialowski / AFP)
Foto: Brendan Smialowski / AFP
Uma fábrica de fórmula infantil para bebês, cujo fechamento acentuou a escassez do produto nos Estados Unidos, está retomando sua produção, disse neste sábado (4) a proprietária, a empresa farmacêutica Abbott.

A planta de Michigan cumpriu os requisitos sanitários iniciais do governo americano para a reabertura, informou a Abbott em nota. A fábrica foi fechada em fevereiro, após a morte de dois bebês, e provocou um recall voluntário de produtos por temores de uma possível contaminação bacteriana.

A fabricante, que controla 40% do mercado de leite em pó infantil nos Estados Unidos, disse que estava "trabalhando duro" para retomar também a produção de outra marca bastante popular entre as famílias americanas, a Similac, assim como do restante de seu portfólio.

"Entendemos a necessidade urgente de fórmula infantil e nossa primeira prioridade é levar leite seguro e de alta qualidade às famílias americanas", diz o comunicado.

Os EUA vinham experimentando problemas com o abastecimento de leite em pó infantil há algum tempo, vinculados à pandemia de covid-19, quando a Abbott anunciou o recall de produtos suspeitos de causar a morte de dois bebês, assim como o fechamento de sua fábrica, o que provocou uma grave escassez.

O grupo farmacêutico já se desculpou profusamente durante uma audiência no Congresso.

A agência reguladora de medicamentos e alimentos dos EUA, conhecida pela sigla FDA, denunciou graves problemas sanitários na fábrica em questão. "Francamente, os resultados da inspeção [da planta] foram impactantes", declarou Robert Califf, titular da agência, durante a audiência de 25 de maio.

Para fazer frente à escassez, o governo de Joe Biden, acusado de reagir tarde demais, estabeleceu uma espécie de ponte aérea para transportar em aviões militares toneladas de fórmula infantil produzidas no exterior.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevistas com o pastor Wellington Carneiro e Alexandre Castelano
Planta gigante, prima da vitória-régia, é descoberta em Londres
Manhã na Clube: entrevistas com a deputada estadual Teresa Leitão (PT) e Juliana César
Última Volta: GP da Grã Bretanha de F1 2022
Grupo Diario de Pernambuco