Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

TERROR

Ataque contra igreja católica no domingo na Nigéria deixou pelo menos 21 mortos

Por: AFP

Publicado em: 06/06/2022 09:50

 (Foto: AFP)
Foto: AFP
O ataque no domingo contra uma igreja católica na Nigéria, executado por homens armados e com explosivos, deixou 21 mortos e vários feridos, informou o governo local nesta segunda-feira. 

Richard Olatunde, porta-voz do governo do estado de Ondo, afirmou que uma explosão com dinamite aconteceu dentro da igreja na cidade de Owo. Em seguida, homens armados abriram fogo pelas janelas durante a celebração de uma missa. 

O ataque, que foi denunciado como um "odioso assassinato de fiéis" pelo presidente Muhammadu Buhari, não foi reivindicado por nenhum grupo.

O atentado aconteceu durante a missão da manhã na igreja católica St Francis da cidade de Owo, no estado de Ondo, que geralmente não é afetado por ataques de jihadistas e dos grupos criminosos ativos em outras regiões do país.

No domingo à tarde, o papa Francisco reagiu em um comunicado e afirmou que havia "tomado conhecimento do ataque na igreja de Ondo (...) e da morte de dezenas de fiéis, incluindo várias crianças, durante a celebração de Pentecostes" e que "rezava pelas vítimas e pelo país".

A segurança é um desafio importante para o país mais populosos da África e a maior economia do continente.

Os ataques contra os lugares religiosos têm um impacto particular e aumentam a tensão na Nigéria, de maioria cristã no sul e muçulmana no norte.

Há 12 anos, as forças de segurança enfrentam uma insurreição jihadista no nordeste do país, enquanto grupos criminosos cometem sequestros em larga escala na região noroeste. O centro e sudeste são alvos de grupos separatistas.  
TAGS: ataque | igreja | nigéria |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevistas com Isaltino Nascimento (PSB), Dr. Luiz Mário e  Pedro Silveira
Nova presidente da Caixa toma posse e anuncia primeiras medidas
Manhã na Clube: entrevista com o ex-ministro e pré-candidato ao senado, Gilson Machado
Suspeito de ataque a tiros com seis mortos é detido nos EUA
Grupo Diario de Pernambuco