Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

PETRÓLEO

União Européia busca negociar sanções contra petróleo da Rússia

Publicado em: 09/05/2022 15:53

 (Foto: AFP)
Foto: AFP
A União Européia (UE) está negociando com alguns de seus países membros a possibilidade de poder permitir a prorrogação de novos embargos petrolíferos à Rússia, pois muitos deles apresentam ainda uma forte dependência energética de Moscou. 
 
Para o primeiro ministro húngaro, Viktor Orbán, o impacto de sanções ao petróleo russo seria como uma bomba atômica na economia da Hungria. O chanceler da Hungria, Peter Szijjarto, também declarou que é fisicamente impossível operar a economia sem o petróleo bruto da Rússia. "Consideramos este problema apenas do ponto de vista do interesse nacional húngaro. Não nos importa o que pensem sobre isso, bem ou mal, no Oriente ou no Ocidente", acrescentou Szijjarto.
 
A Eslováquia é outro Estado-membro com grande dependência energética da Rússia assim como a República Tcheca, que alegou não poder apoiar a economia da Ucrânia que esta em queda porque simultaneamente existe uma crise econômica em seu país. A República Tcheca conseguiu um prazo até meados de 2024 para embargar o hidrocarboneto vindo da Rússia.
 
Além disso, a Bulgária também pediu uma isenção ao embargo caso demais nações da UE conseguissem a prorrogação, pois no momento utiliza a provisão de sobra de países vizinhos para suprir a suspensão do fornecimento de gás russo. No final de abril o governo russo cortou o abastecimento de gás tanto da Bulgária quanto da Polônia após o pagamento do produto não ter sido feito em rublos, como havia anteriormente decretado Moscou.
 
Mas, de acordo com a agência Reuters, o pedido da Bulgária à União Européia a principio foi rejeitado. Um funcionário da UE, que preferiu manter o anonimato, revelou que a justificativa foi que os búlgaros não possuem um argumento real.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Refugiados ucranianos no Brasil: mais de 10 mil quilômetros longe de casa
Manhã na Clube: entrevista com Miguel Coelho
Manhã na Clube: entrevista com dr. Antônio Manuel de Almeida Dias, presidente da CESPU Europa
Tite divulga lista de convocado  com uma surpresa
Grupo Diario de Pernambuco