Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

DIPLOMACIA

Turquia é contra adesão da Suécia e da Finlândia à Otan

Por: AFP

Publicado em: 13/05/2022 10:10

 (Foto: Adem ALTAN / AFP)
Foto: Adem ALTAN / AFP
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse nesta sexta-feira (13) que a Turquia não é a favor da adesão da Finlândia e da Suécia à Otan, acusando os países escandinavos de dar abrigo a militantes curdos.

"Não temos uma opinião positiva. Os países escandinavos são como uma casa de hóspedes para organizações terroristas", disse Erdogan a repórteres, citando o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), considerado um grupo "terrorista" pela Turquia.

O chefe de Estado garantiu que não quer que se repita "o mesmo erro que foi cometido com a adesão da Grécia".

"Estamos atualmente acompanhando a evolução da Suécia e da Finlândia, mas não temos uma opinião positiva, porque eles cometeram um erro na Otan em relação à Grécia antes, contra a Turquia", declarou o chefe de Estado após a oração de sexta-feira em Istambul.

A reação da Turquia é a primeira voz dissonante dentro da Otan sobre a possibilidade de Finlândia e Suécia aderirem à Aliança do Atlântico Norte.

Desde o início da crise e depois da invasão russa da Ucrânia, a Turquia tem feito o possível para manter boas relações com os dois países, dos quais sua economia depende muito.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Refugiados ucranianos no Brasil: mais de 10 mil quilômetros longe de casa
Manhã na Clube: entrevista com Miguel Coelho
Manhã na Clube: entrevista com dr. Antônio Manuel de Almeida Dias, presidente da CESPU Europa
Tite divulga lista de convocado  com uma surpresa
Grupo Diario de Pernambuco