Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

MOBILIDADE

Rainha Elizabeth estará ausente do discurso do trono e será substituída pelo príncipe Charles

Por: AFP

Publicado em: 09/05/2022 14:45 | Atualizado em: 09/05/2022 15:24

 (Foto: Victoria Jones/Pool/AFP
)
Foto: Victoria Jones/Pool/AFP
A rainha Elizabeth II não fará este ano o tradicional "discurso do trono", previsto para esta terça-feira para inaugurar a nova legislatura. Ela será substituída pelo príncipe Charles, anunciou nesta segunda-feira (9)o Palácio de Buckingham, que mencionou "problemas de mobilidade" da monarca. 

"A rainha continua sofrendo problemas episódicos de mobilidade e, após consultar seus médicos, decidiu relutantemente, não participar do discurso do trono", explicou a casa real britânica em nota. 
 
A saúde da monarca de 96 anos tem sido motivo de preocupação desde que os médicos lhe recomendaram repouso em outubro e quando foi hospitalizada durante a noite para "exames" que não foram especificados.

Desde então, ela cancelou sua participação em eventos de destaque e foi vista usando bengala e com dificuldades para se locomover em suas poucas aparições públicas. 

Durante o seu reinado de 70 anos, a soberana só faltou a esse compromisso duas vezes: em 1959 e 1963, quando estava grávida dos príncipes Andrew e Edward, respectivamente. 

Este discurso é um dos momentos fortes da agenda parlamentar britânica, especialmente neste ano, quando o primeiro-ministro Boris Johnson se vê ameaçado pelo chamado "partygate", o escândalo das festas em Downing Street durante os confinamentos pela pandemia em 2020 e 2021. 

A cerimônia, que reúne os integrantes das Câmaras dos Comuns e dos Lordes - as duas casas do Parlamento britânico - com grande pompa, deve começar às 10h30 GMT (7h30 em Brasília). 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevista com Raquel Lyra (PSDB)
Casamento de Lula e Janja: celulares barrados na entrada
Soldado russo se declara culpado por crime de guerra na Ucrânia
Manhã na Clube: entrevista com Maria Zilá Passo, advogada especialista em direito da saúde
Grupo Diario de Pernambuco