Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

MEIO AMBIENTE

Nível do mar na Nova Zelândia sobe mais rápido que o previsto

Por: AFP

Publicado em: 02/05/2022 21:10

 (Foto: Reprodução/Google Maps)
Foto: Reprodução/Google Maps
O nível do mar sobe duas vezes mais rápido que o previsto inicialmente em algumas regiões da Nova Zelândia, o que coloca em risco suas duas maiores cidades, de acordo com dados publicados nesta segunda-feira.

Informações coletadas no litoral do país determinaram que algumas áreas estão afundando de três a quatro milímetros por ano, acelerando uma ameaça há muito esperada.

As projeções, qualificadas por um especialista como "um pouco assustadoras", são o resultado de um amplo programa de pesquisas de cinco anos com financiamento do governo denominado NZ SeaRise, que combina o trabalho de dezenas de cientistas locais e internacionais.

Tim Naish, codiretor do NZ SeaRise, destacou que o nível do mar deve subir meio metro até 2100, mas em grande parte da Nova Zelândia pode se aproximar de um metro porque, ao mesmo tempo, a terra está afundando, o que ameaça a capital Wellington e Auckland, a maior cidade do país.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: deputado Silvio Costa Filho (Republicanos) e dra. Tamara Cristina, endocrinologista
Refugiados ucranianos no Brasil: mais de 10 mil quilômetros longe de casa
Manhã na Clube: entrevista com Miguel Coelho
Manhã na Clube: entrevista com dr. Antônio Manuel de Almeida Dias, presidente da CESPU Europa
Grupo Diario de Pernambuco