Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

ACORDO

EUA reafirma que aprova política de portas abertas a OTAN

Publicado em: 05/05/2022 15:44

 (Foto: Brendan Smialowski / AFP
)
Foto: Brendan Smialowski / AFP
De acordo com uma nota emitida pelo porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Ned Price, Washington apoia à política de portas abertas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). “O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, se reuniu com a ministra das Relações Exteriores da Suécia, Ann Linde. Blinken ressaltou a importância da relação transatlântica com a segurança européia e reafirmou nosso compromisso com a política de portas abertas da OTAN”, diz o comunicado.

A Suécia e a Finlândia já expressaram que pretendem se candidatar à adesão da Aliança Atlântica, mas os dois países também demonstraram preocupações em relação à Rússia durante o processo para ingressar na organização. “Naturalmente, eu não vou entrar em detalhes, mas tenho a certeza de que agora temos uma garantia americana. No entanto, não garantias de segurança concretas, aquelas que você só pode obter se for um membro de pleno direito da OTAN”, declarou Linde a uma emissora sueca. 

Entretanto, a chanceler da Suécia não informou exatamente que garantias Antony Blinken ofereceu.
 
Croácia é contra a adesão
Por outro lado, o presidente da Croácia, Zoran Milanovic, anunciou que embargaria a entrada tanto da Suécia quanto da Finlândia, na próxima cúpula da Aliança que acontecerá em Madri, na Espanha, caso ele seja o representante do seu país no evento. Isto porque as decisões no encontro poderão ser realizadas pelos embaixadores da OTAN no Conselho do Atlântico Norte.  Porém, Milanovic admitiu que não assegura se conseguirá instar com que o embaixador croata bloqueie a adesão das nações nórdicas. 

TAGS: otan | acordo | eua |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Fechamento de escolas durante pandemia pode gerar prejuízos por décadas no Brasil
Manhã na Clube: entrevistas com Bruno Rodrigues e Débora Almeida
Manhã na Clube: entrevista com a dra. Tamara Cristina, endocrinologista
Refugiados ucranianos no Brasil: mais de 10 mil quilômetros longe de casa
Grupo Diario de Pernambuco