Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

DIREITOS HUMANOS

Comissária europeia denuncia violações de direitos humanos na Ucrânia

Por: AFP

Publicado em: 07/05/2022 14:42

 (Foto: Yasuyoshi CHIBA / AFP)
Foto: Yasuyoshi CHIBA / AFP
A comissária do Conselho da Europa para os Direitos Humanos, Dunja Mijatovic, denunciou neste sábado violações "vertiginosas" dos direitos humanos e do direito internacional humanitário pelo exército russo na Ucrânia, após uma visita de quatro dias a Kiev e região. 

"O alcance e a gravidade das violações dos direitos humanos e do direito humanitário internacional que ocorreram após a agressão da Federação Russa contra a Ucrânia são impressionantes", disse Mijatovic em comunicado. 

"Bucha, Borodianka, Irpin e Andrivka simbolizam os atos horríveis que foram cometidos aqui", afirmou a comissária, cuja visita não foi anunciada por motivos de segurança.

"Infelizmente, seus habitantes não estão sozinhos em seu sofrimento. Há muito mais pessoas em toda a Ucrânia que sofreram atrocidades indescritíveis. Cada uma delas merece justiça e não deve ser esquecida", acrescentou. 

"Peço aos Estados que continuem apoiando e coordenando os esforços de investigação e acusação com as autoridades ucranianas, a sociedade civil e o Tribunal Penal Internacional", disse Mijatovic. 

A comissária visitou várias cidades fora de Kiev, todas afetadas por "bombardeios de artilharia, combates pesados e brutalidade das forças russas", continuou o comunicado. 

Uma "ilustração dolorosa da magnitude dessas violações flagrantes dos direitos humanos e do direito humanitário, com evidências crescentes de assassinatos arbitrários em larga escala, tortura e desaparecimentos forçados", segundo o comunicado do Conselho da Europa. 

A Rússia deixou a instituição poucos dias depois de atacar a Ucrânia, quando a maioria dos outros 46 Estados-membros se preparava para excluí-la.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevista com a dra. Tamara Cristina, endocrinologista
Refugiados ucranianos no Brasil: mais de 10 mil quilômetros longe de casa
Manhã na Clube: entrevista com Miguel Coelho
Manhã na Clube: entrevista com dr. Antônio Manuel de Almeida Dias, presidente da CESPU Europa
Grupo Diario de Pernambuco