Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

Chancelaria alemã planeja suspender o gás vindo da Rússia

Publicado em: 10/05/2022 14:30

 (Foto: Tobias SCHWARZ / AFP
)
Foto: Tobias SCHWARZ / AFP
Em coletiva à imprensa durante sua viagem à Ucrânia, a ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, anunciou que seu país pretende abolir completamente a dependência dos recursos energéticos da Rússia. “Entendemos mais do que claramente que a dependência econômica não leva segurança se o agressor for indiferente ao bem-estar de seu povo. Portanto, estamos reduzindo à zero nossa dependência da energia russa com todas as consequências. E isso é para sempre”, afirmou Baerbock.
 
A chanceler alemã também declarou que  as sanções impostas a Moscou não serão canceladas mesmo que tais ações desestabilizem a economia da Alemanha e que estas somente vão poder  ser cessadas quando a guerra ucraniana acabar.  "Naquele momento, em 24 de fevereiro, quando o presidente russo deixou claro que não tinha intenção de negociar e que estava mentindo na nossa cara, mudamos nosso rumo político nesse sentido. Falar publicamente foi previamente pensado de um modo que possamos perdurar a longo prazo. Deixei claro sobre a questão das sanções. As sanções não podem ser canceladas se sentirmos que tem um efeito econômico na Alemanha. Não! Não até a Ucrânia estar livre novamente", assegurou.
 
Além do mais, Baerbock ainda revelou que Berlim planeja enviar novos armamentos a Kiev e que irá dispor treinamento às tropas ucranianas. “O próximo passo será o fornecimento de tanques e obuses altamente modernos, o que significa que podemos usá-los para nos defender contra drones. A Alemanha e os Países Baixos poderão fornecer esses obuses juntos, porque um país não pode prover tudo, porque Berlim tem escassez deles. Mas, a Alemanha vai poder fornecer agora sete e assim vamos começar a treinar as forças militares da Ucrânia para isso”, apontou a ministra do MRE.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Soldado russo se declara culpado por crime de guerra na Ucrânia
Manhã na Clube: entrevista com Maria Zilá Passo, advogada especialista em direito da saúde
Fechamento de escolas durante pandemia pode gerar prejuízos por décadas no Brasil
Cada vez mais brasileiros procuram a medicina tradicional chinesa
Grupo Diario de Pernambuco