° / °

Mundo
DIPLOMACIA

Rússia sai da Organização Mundial do Turismo

Publicado: 27/04/2022 às 21:30

/Foto: Alexandr Demyanchuk / SPUTNIK / AFP

/Foto: Alexandr Demyanchuk / SPUTNIK / AFP

O  governo russo deixou a Organização Mundial do Turismo (OMT), antecipando-se a sua expulsão iminente, devido à invasão da Ucrânia - anunciou esta agência da ONU nesta quarta-feira (27).

"A Rússia anunciou sua intenção de se retirar" da OMT durante sua assembleia geral em Madri, informou o órgão no Twitter, especificando que sua "suspensão entra em vigor imediatamente". 

Ainda assim, os membros da assembleia geral vão-se pronunciar, em votação, sobre a suspensão da Rússia. A medida foi decidida no início de março por uma maioria dos membros do conselho executivo da OMT. 

"Os membros poderão opinar mediante uma votação democrática", acrescentou a organização em sua mensagem nas redes sociais. 

A suspensão tem de ser aprovada por dois terços dos membros. 

"Nossos estatutos são claros: promoção do turismo a favor da paz e do respeito universal pelos direitos humanos", insistiu, também no Twitter, o secretário-geral da OMT, o georgiano Zurab Pololikashvili. 

"Apenas os membros que se ajustam a isso podem integrar a OMT", acrescentou. 

Composta por 159 Estados-membros, a OMT condenou no início de março a invasão russa da Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro. De acordo com esta organização com sede em Madri desde 1976, será a primeira vez que haverá uma reunião para considerar a suspensão de um membro.
Mais de Mundo