Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

COMPRA DO TWITTER

FIJ disse que compra do Twitter por Musk ameaça liberdade de imprensa

Por: AFP

Publicado em: 26/04/2022 14:50

 (crédito: Olivier DOULIERY / AFP)
crédito: Olivier DOULIERY / AFP
A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), a maior entidade do jornalismo no mundo, considerou nesta terça-feira (26) que a compra do Twitter por parte do bilionário Elon Musk representa uma ameaça à liberdade de imprensa.

A operação, que já obteve sinal verde do conselho de diretores da rede social, "ameaça o pluralismo e a liberdade de imprensa, e cria um terreno fértil para a desinformação", afirmou a Federação, que representa 600 mil jornalistas através de 187 sindicatos e associações de 146 países.

Musk, CEO da montadora de automóveis elétricos Tesla e do grupo aeroespacial Space X, "é conhecido por ter criticado durante muito tempo as políticas de moderação de conteúdo do Twitter e ter pedido inúmeras vezes para que a rede social fosse menos regulada", disse a FIJ em um comunicado.

"A compra do Twitter, que tem mais de 400 milhões de usuários em todo o mundo, significa que agora será propriedade de uma única pessoa ao invés de vários acionistas", enfatizou a federação.

A entidade criticou em particular o desejo de Musk de autenticar os usuários da rede social, por estimar que a ausência do anonimato "prejudicaria gravemente a proteção (...) de muitos jornalistas e fontes de todo o mundo".

A FIJ também teme que uma menor moderação de conteúdo poderia "aumentar a desinformação e ameaçar o jornalismo de qualidade".

O espaço do Twitter deve ser "devidamente moderado, respeitando a liberdade de expressão. É um equilibrio delicado em que qualquer proprietário do Twitter deve ter cuidado", afirmou Anthony Bellanger, secretário-geral da FIJ, em um comunicado.

"Nos preocupa que os planos de Musk para o Twitter vão na direção errada, ao aumentar as oportunidades de ataques aos jornalistas e a ameaça do anonimato para os usuários", completou.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Soldado russo se declara culpado por crime de guerra na Ucrânia
Manhã na Clube: entrevista com Maria Zilá Passo, advogada especialista em direito da saúde
Fechamento de escolas durante pandemia pode gerar prejuízos por décadas no Brasil
Cada vez mais brasileiros procuram a medicina tradicional chinesa
Grupo Diario de Pernambuco