Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

GEOPOLÍTICA

Em Moscou, secretário-geral da ONU pede cessar-fogo na Ucrânia

Por: AFP

Publicado em: 26/04/2022 09:52

 (Foto: Maxim SHIPENKOV / POOL / AFP)
Foto: Maxim SHIPENKOV / POOL / AFP
O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, pediu nesta terça-feira em Moscou um cessar-fogo na Ucrânia "o mais rápido possível". 

"O que nos interessa muito é encontrar os meios para criar as condições de um diálogo eficaz, criar as condições para um cessar-fogo o mais rápido possível", declarou Guterres, antes de uma reunião com o chefe da diplomacia da Rússia, Serguei Lavrov.

Embora a situação na Ucrânia seja "complexa, com interpretações diferentes do que acontece lá", é possível manter um "diálogo sério sobre como agir para minimizar o sofrimento das pessoas", acrescentou.

Depois do encontro com Lavrov, Guterres deve ser recebido pelo presidente Vladimir Putin.

Esta é a primeira viagem do secretário-geral da ONU a Moscou desde o início da ofensiva militar russa contra a Ucrânia, em 24 de fevereiro.

Depois de Moscou, Guterres pretende visitar Kiev, onde sua decisão de viajar à Rússia antes foi muito criticada. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que não vê "nenhuma justiça ou lógica nesta ordem".

Desde  o início da intervenção russa na Ucrânia, a ONU parece permanecer à margem do conflito, entre outras razões pela divisão que a crise provocou entre os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (Rússia, Estados Unidos, França, Reino Unido e China).
TAGS: rússia | ucrânia | guerra |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevista com Maria Zilá Passo, advogada especialista em direito da saúde
Fechamento de escolas durante pandemia pode gerar prejuízos por décadas no Brasil
Cada vez mais brasileiros procuram a medicina tradicional chinesa
Manhã na Clube: entrevistas com Bruno Rodrigues e Débora Almeida
Grupo Diario de Pernambuco