Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

CONJUNTURA

Apesar de queda no PIB, EUA vai enviar 33 bilhões de dólares em ajuda à Ucrânia

Por: AFP

Publicado em: 28/04/2022 12:37

 (Foto: Roy Harryman/ Pixabay )
Foto: Roy Harryman/ Pixabay
A economia dos Estados Unidos segue sendo forte, apesar dos dados oficiais que mostram uma queda de 1,4% do PIB no primeiro trimestre de 2022, disse o presidente Joe Biden nesta quinta-feira (28). 

"A economia americana, impulsionada pelas famílias trabalhadoras, segue sendo resiliente frente aos desafios históricos", disse o mandatário ao destacar que "fatores técnicos" afetaram o desempenho entre janeiro e março. 

O Departamento de Comércio assegurou em seu comunicado que o resultado é muito pior que o esperado e que acontece após a economia americana se expandir 6,9% no último trimestre de 2021. 

A queda se deve à diminuição do gasto público, ao aumento das importações, já que as empresas trataram de reconstruir seus inventários em meio à escassez de mantimentos e à diminuição das exportações, assim como o golpe que representou a variante ômicron da covid-19. 

No entanto, segundo os dados, o gasto dos consumidores se recuperou em 2,7%, enquanto que o das empresas aumentou em 7,3% em relação ao trimestre anterior. 

Apesar da contração econômica, um alto funcionário americano anunciou que Joe Biden vai pedir para que o Congresso autorize 33 bilhões de dólares em novos fundos para responder à guerra na Ucrânia, incluídos 20 bilhões de dólares em ajuda militar.  

A maior parte do enorme novo pacote serão os "20 bilhões de dólares em assistência militar e de segurança", que vai permitir que "armas e munições cheguem ao povo ucraniano", disse o responsável nesta quinta-feira (28).
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Casamento de Lula e Janja: celulares barrados na entrada
Soldado russo se declara culpado por crime de guerra na Ucrânia
Manhã na Clube: entrevista com Maria Zilá Passo, advogada especialista em direito da saúde
Fechamento de escolas durante pandemia pode gerar prejuízos por décadas no Brasil
Grupo Diario de Pernambuco