Mundo
GUERRA
Alemanha envia pela primeira vez arsenal de combate pesado a Ucrânia
Publicado: 26/04/2022 às 15:58

/Foto: Michael MANDT / BUNDESWEHR / AFP
A ministra da Defesa alemã, Christine Lambrecht, comunicou que seu país decidiu pela primeira vez enviar armamento pesado de combate à Ucrânia. De acordo com publicação da agência Reuters, a empresa de defesa alemã, Rheinmetall, solicitou ao governo do premiê Olaf Scholz a permissão de entregar aos ucranianos veículos de infantaria, tanques e artilharia antiaérea Gepards.
Segundo especialistas alemães o real significado da aprovação para o envio não se encontra na diferença que os Gepards podem fazer no campo de batalha, mas no sinal que o governo da Alemanha envia apesar de ter demonstrado certa resistência nesta questão. Conforme relatou à mídia, a maior economia européia está levando a sério o apoio à Ucrânia e mais ajuda está chegando. No entanto, para o primeiro-ministro alemão, Olaf Scholz, existe o risco de a Rússia achar que Berlim também faz parte do conflito, o que talvez pudesse desencadear uma guerra mundial.
Por outro lado, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, declarou nesta terça-feira (26), que Moscou apoia um acordo e negociações para resolver a crise da Ucrânia, porém há pouca probabilidade de isto acontecer se os ucranianos continuarem a receber armas de outros países. “Se isso continuar, é claro que as negociações dificilmente terão qualquer resultado, mas vou repetir mais uma vez, estamos empenhados em uma solução acordada e também empenhados no cessar-fogo, o que fazemos diariamente declarando a abertura de corredores humanitários, disse o chanceler russo.
Além disso, Lavrov também ressaltou que a Ucrânia deve responder o mais rapidamente possível às propostas emitidas pelo Kremlin se Kiev estiver seriamente disposta em alcançar resultados nos diálogos.
Últimas

Mais Lidas
