Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

PANDEMIA

Peru reduz isolamento por Covid-19 para 10 dias na região da capital

Por: AFP

Publicado em: 12/01/2022 20:30

 (Foto: Cris BOURONCLE / AFP
)
Foto: Cris BOURONCLE / AFP
O governo peruano anunciou nesta quarta-feira (12) que o período de isolamento para pessoas infectadas pela Covid-19 em Lima e sua região metropolitana será reduzido para 10 dias, dada a prevalência da variante ômicron na terceira onda da pandemia.

O ministro da Saúde, Hernando Cevallos, indicou em entrevista coletiva que decidiu "modificar o tempo de isolamento -em pacientes sem complicações e febre- para 10 dias, no caso da região metropolitana de Lima e El Callao", jurisdições que compõem a região metropolitana da capital peruana.

Essa área concentra praticamente um terço dos 33 milhões de habitantes do Peru.

O ministro acrescentou que nas outras regiões do país, onde se mantém a quarentena de 14 dias para infectados, "a variante será monitorada, para ser incluída neste dispositivo de isolamento".

O Peru registrou um recorde de 24.288 novos casos de Covid na terça-feira, no momento em que uma terceira onda da pandemia atinge o país impulsionada pela variante ômicron.

O país tem a maior taxa de mortalidade por Covid-19 do mundo, com 6.122 mortes por milhão de habitantes, segundo balanço da AFP com base em números oficiais.

O número de mortos relatado na terça-feira subiu para 60 em relação aos 30 do dia anterior.

A este respeito, o ministro Cevallos salientou que com a variante ômicron "a letalidade não foi substancialmente modificada", embora reconheça que existem "números significativos de infecções, devido à pressão destas sobre o nosso sistema de saúde".

O governo peruano também ordenou a obrigatoriedade de três doses da vacina contra a Covid-19 para maiores de 50 anos, e a obrigatoriedade da apresentação da carteira de vacinação para entrar em espaços públicos fechados.

O Peru acumula 203.157 mortes por Covid-19 desde março de 2020.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com Carlos Veras (PT), deputado federal
China executa maiores exercícios militares em décadas
Papa recebeu como tapas os depoimentos de abusos no Canadá
Defesa de Brittney Griner alega falhas em provas apresentadas pela Rússia
Grupo Diario de Pernambuco