Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

UNIÃO EUROPEIA

França acusa a Rússia de prejudicar a União Européia

Publicado em: 07/01/2022 14:47

 (Foto: AFP)
Foto: AFP
O Ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian, disse em entrevista à rádio BFM, que Moscou está tentando contornar a União Européia ao discutir a situação da Ucrânia somente com os Estados Unidos. "O presidente russo Vladimir Putin quer ultrapassar a União Européia, ele quer prejudicar a coesão da UE, que está se solidificando", afirmou Le Drian.
As declarações do chanceler francês estão em consonância e repercute também o posicionamento do alto representante da União Européia para a Política Externa, Josep Borrell, que falou anteriormente lamentar que Bruxelas não possa ser um observador neutro nas negociações que estão agendadas para ocorrerem neste mês de janeiro em Genebra, que contaram com a presença dos líderes da Rússia, EUA e dos membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
 
Além disso, no começo da semana, Le Drian já havia emitido uma nota anunciando que ele, Borrell e diversos outros altos dirigentes da Europa tinham discutido as tensões  envolvendo a Ucrânia e destacando a importância da participação do bloco nas conversas que irão causar impacto sobre a segurança européia. “Exigir o diálogo com a Rússia, baseado nos parâmetros que consideramos estarem em linha com os nossos interesses de segurança coletiva, é útil e necessário para reforçar a estabilidade estratégica na Europa”, apontou. 
 
Já relatos de fontes anônimas garantem que os chefes de Estado europeus acreditam que o bloco foi colocado à parte nas negociações devido às suas divisões internas.
 
A Rússia e os Estados Unidos acertaram realizar um encontro no dia 10 de janeiro para discutir as tensões a respeito da Ucrânia. E em 12 de janeiro, Moscou vai se reunir com seus parceiros da OTAN para conversar sobre as propostas enviadas sobre as garantias de segurança russas, nas quais estão incluídas que a OTAN cesse sua expansão para leste e a implantação de armas nos países fronteiriços a Rússia.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com Leonardo Péricles e Dr. Heitor Albanez
Fortuna dos 10 mais ricos dobrou com a Covid
Supervacinada: Rafaela inaugura a fase da imunização de crianças contra a Covid no Recife
ONG acusa Bolsonaro de ameaçar a democracia no Brasil
Grupo Diario de Pernambuco