Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

BIDEN

Biden nomeia funcionários para o Fed, incluindo primeira governadora negra

Publicado em: 14/01/2022 15:15

 (Foto: BRENDAN SMIALOWSKI)
Foto: BRENDAN SMIALOWSKI
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta sexta-feira (14) nomeações para cargos vagos no conselho do Federal Reserve (Fed), incluindo a primeira mulher negra a ocupar o cargo de governadora do banco central.

A Casa Branca informou em nota que as autoridades 'trarão diversidade à liderança do Federal Reserve por um longo tempo'.

Além disso, essas indicações podem influenciar a formulação de políticas financeiras em um momento em que o Fed está prestes a aumentar as taxas de juros de referência para combater o aumento dos preços e, ao mesmo tempo, apoiar a recuperação econômica após a pandemia de coronavírus nos EUA.

Lisa Cook, professora de economia da Universidade de Michigan, será a primeira afro-americana no conselho de sete membros. Philip Jefferson, do Davidson College, seria o quarto negro nesse painel.

A ex-número dois do Departamento do Tesouro, Sarah Bloom Raskin, assumirá a posição-chave da regulação bancária no Fed, como o Wall Street Journal havia anunciado na quinta-feira.

Raskin, uma democrata que pede mais ação contra as mudanças climáticas, assumirá o cargo de principal autoridade de regulamentação bancária do país se for aprovada pelo Senado.

Ela substituirá Randal Quarles, indicado pelo ex-presidente Donald Trump, que renunciou em dezembro no final de seu mandato.

A nomeação apaziguaria os progressistas do Partido Democrata que criticaram o presidente do Fed, Jerome Powell, por não agir o suficiente na frente climática, embora provavelmente enfrente resistência dos republicanos.

Em 2021, Biden nomeou Powell para um segundo mandato no comando do Fed e a integrante do conselho Lael Brainard para atuar como vice-presidente, o que formaria uma maioria feminina no conselho, se todas forem confirmadas pelo Senado.
TAGS: fed | eua | biden |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com Carlos Veras (PT), deputado federal
China executa maiores exercícios militares em décadas
Papa recebeu como tapas os depoimentos de abusos no Canadá
Defesa de Brittney Griner alega falhas em provas apresentadas pela Rússia
Grupo Diario de Pernambuco