Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

EUTANÁSIA

Colombiano pode ser o 1º paciente não terminal a receber eutanásia na América Latina

Publicado em: 07/01/2022 19:58

 (Victor ao lado do advogado Luís Carlos Giraldo que compartilhou uma despedida: 'sua vontade será realizada'. Foto: @LuisCGiraldo/Twitter/Reprodução)
Victor ao lado do advogado Luís Carlos Giraldo que compartilhou uma despedida: 'sua vontade será realizada'. Foto: @LuisCGiraldo/Twitter/Reprodução
O colombiano Victor Escobar deve se tornar o primeiro paciente não terminal da América Latina a passar por uma eutanásia. O procedimento está marcado para esta sexta-feira (7) às 19h no horário local, 21h em Brasília. Aos 60 anos de idade, Escobar sofre de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, paralisia parcial, diabetes e hipertensão, além de já ter passado por dois acidentes vasculares cerebrais e quatro cirurgias de coluna.

A luta dele pelo direito de receber assistência para morrer durou dois anos, em meio a discussões éticas e batalhas na justiça. Acompanhado pelo advogado Luís Carlos Giraldo, ele sofreu uma série de revezes legais antes de ter acesso à eutanásia. O procedimento chegou a ser marcado para 29 de outubro de 2021, mas precisou ser cancelado porque a Coomeva EPS, empresa de plano de saúde contratada por Escobar, entrou com um recurso alegando que ele não teria direito à eutanásia por não ter nenhuma doença degenerativa.

O pedido foi aceito pelo Superior Tribunal de Justiça de Cali em 6 de outubro, semanas antes do procedimento. Foi quando a defesa recorreu a um precedente do Tribunal Constitucional da Colômbia, equivalente ao STF, que ampliou o direito à eutanásia a pacientes que não tivessem condições terminais. O novo recurso da defesa de Escobar foi acatado em 8 de dezembro do ano passado. As informações são do jornal El Colombiano.

“Compartilhar suas últimas horas comigo é enriquecedor, o melhor presente que ele vai me deixar", escreveu o advogado Luís Carlos Giraldo em uma postagem de despedida no Twitter.

Giraldo também divulgou a expectativa da família. “Começa a semana mais importante para Victor e sua família; Em poucas horas sua vontade será realizada e esperamos que não haja nenhum problema que altere a data e hora”, legendou em uma foto na qual aparece ao lado de Victor Escobar.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Segundo a ONU, 2021 foi um dos sete anos mais quentes da História
Manhã na Clube: entrevistas com Leonardo Péricles e Dr. Heitor Albanez
Fortuna dos 10 mais ricos dobrou com a Covid
Supervacinada: Rafaela inaugura a fase da imunização de crianças contra a Covid no Recife
Grupo Diario de Pernambuco