Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

IRAQUE

Supremo Tribunal do Iraque rejeita pedido de anulação dos resultados eleitorais

Por: AFP

Publicado em: 27/12/2021 10:25

 (Foto: Ismael ADNAN / AFP)
Foto: Ismael ADNAN / AFP
O Supremo Tribunal Federal, a principal corte constitucional do Iraque, rejeitou nesta segunda-feira (27) uma ação do grupo Hashd al Shaabi (ex-paramilitares) que pedia a anulação dos resultados das eleições legislativas de outubro.

"O tribunal federal decidiu rejeitar a ação que buscava a não aprovação dos resultados (das eleições) e determina os demandantes assumam os custos"(judiciais), afirmou o juiz na decisão. "O veredicto é obrigatório para todas as autoridades". 

Após a as eleições de 10 de outubro, a Aliança da Conquista, braço político do movimento Hashd al Shaabi, apresentou uma demanda para denunciar uma suposta fraude na votação. 

O partido, apoiado pelo Irã, perdeu dois terços de sua bancada parlamentar nas eleições e atualmente tem apenas 17 deputados.

A Aliança entrou no Parlamento em 2018 com 48 deputados, de um total de 329.

A decisão do Supremo Tribunal não significa, no entanto, o reconhecimento oficial dos resultados das eleições, afirmou um dos advogados da Comissão Eleitoral, que acompanhou a audiência desta segunda-feira.

Ele afirmou que outra decisão da corte ainda é necessária para a confirmação oficial dos resultados das eleições, vencidas pelo movimento do líder xiita Moqtada Sadr, que se tornou a maior bancada do Parlamento com 73 cadeiras.

Este movimento é o principal rival do Hashd al Shaabi que, apesar da derrota, continua sendo um grupo político crucial.

Dirigentes da Aliança da Conquista afirmaram que apresentaram a demanda por irregularidades durante o processo de votação.

Para isto, eles citaram relatórios de analistas de uma empresa alemã contratada pela Comissão Eleitoral para avaliar o processo de votação e destacaram que as impressões digitais de muitos eleitores não foram reconhecidas durante a votação eletrônico.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com Carlos Veras (PT), deputado federal
China executa maiores exercícios militares em décadas
Papa recebeu como tapas os depoimentos de abusos no Canadá
Defesa de Brittney Griner alega falhas em provas apresentadas pela Rússia
Grupo Diario de Pernambuco