Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

DIPLOMACIA

Putin diz acreditar em 'diálogo eficaz' com EUA

Por: AFP

Publicado em: 30/12/2021 09:21

 (Foto: MIKHAIL METZEL / SPUTNIK / AFP)
Foto: MIKHAIL METZEL / SPUTNIK / AFP
O presidente russo, Vladimir Putin, disse estar "convencido" de que um diálogo "eficaz" com os Estados Unidos é possível, em sua mensagem de fim de ano a seu homólogo americano, Joe Biden, horas antes de uma conversa entre os dois líderes.

"Estou convencido (...) de que podemos avançar e estabelecer um diálogo russo-americano eficaz, baseado no respeito mútuo e na consideração dos interesses nacionais de cada um", escreveu Putin em um telegrama, segundo o Kremlin, em um contexto de crise entre a Rússia e o Ocidente por causa da Ucrânia.

Nesta quinta, Moscou ressaltou que quer resolver, pelo diálogo, as tensões com o Ocidente.

"Apenas a via das negociações pode resolver o mar de problemas imediatos que há entre nós", disse à imprensa o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

Biden e Putin conversam hoje, por telefone, a partir das 17h30 (horário de Brasília), "para discutir diversos temas, incluindo os próximos compromissos diplomáticos com a Rússia", disse um porta-voz da Casa Branca para questões de segurança. 

Ainda de acordo com a mesma fonte, nessa conversa, a segunda deste tipo em menos de um mês, Biden vai oferecer a Putin uma "via diplomática" como saída da crise ucraniana, antes das negociações sobre segurança na Europa que começam em 10 de janeiro.
TAGS: diplomacia | russia | eua |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Supervacinada: Rafaela inaugura a fase da imunização de crianças contra a Covid no Recife
ONG acusa Bolsonaro de ameaçar a democracia no Brasil
Primeiro lote de vacinas pediátricas chega ao Brasil
Manhã na Clube: entrevista com a psicóloga Renata Sales
Grupo Diario de Pernambuco