Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

CRIME

Grupo armado rouba quase 2 mil toneladas de ajuda alimentar em Darfur

Por: AFP

Publicado em: 29/12/2021 13:56

 (Foto: Daniel SLIM / AFP)
Foto: Daniel SLIM / AFP
Um grupo armado saqueou cerca de 2 mil toneladas de ajuda do Programa Mundial de Alimentos (PMA) em Darfur, uma região do oeste do Sudão devastada pela violência - disse um funcionário deste programa no país nesta quarta-feira (29) à AFP.

"Estamos avaliando o que foi roubado de hangares que continham cerca de 1.900 toneladas de alimentos", afirmou a mesma fonte.

Na terça-feira à noite, "por volta das 20h (horário local), ouvimos vários tiros ao leste de Al Fasher", capital de Darfur-Norte, relatou por telefone à AFP o morador Mohamed Salem.

Na semana passada, o secretário-geral da ONU, António Guterres, já havia condenado "os saques e a violência" registrados perto de uma antiga base logística da organização em Al Fasher. Esta instalação foi entregue às autoridades locais no início deste mês.

Darfur é uma vasta região regularmente abalada por confrontos, provocados, sobretudo, por disputas territoriais, ou pela dificuldade de acesso à água.

Sofre uma longa guerra que deixou pelo menos 300.000 mortos e 2,5 milhões de deslocados desde 2003, conforme a ONU.

O Tribunal Penal Internacional (TPI) exige julgar o ditador Omar Al Bashir, deposto em 2019, por "genocídio" e por crimes contra a humanidade.
TAGS: darfur | alimentos | roubo | grupo |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com Padre Arlindo
Ômicron começa a recuar nos Estados Unidos
Manhã na Clube: entrevista com Paulo Pimentel, advogado tributarista e professor da ITS EDU
Segundo a ONU, 2021 foi um dos sete anos mais quentes da História
Grupo Diario de Pernambuco