Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

ESTADOS UNIDOS

Biden suspende restrições de viagem impostas a vários países africanos por ômicron

Por: AFP

Publicado em: 28/12/2021 16:31

 (Foto: Anna Moneymaker / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)
Foto: Anna Moneymaker / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira (28) que levantará, no dia 31 de dezembro, as restrições de viagem impostas a oito países africanos por causa da variante ômicron do coronavírus.

"As restrições de viagem [...] já não são necessárias para proteger a saúde pública", detalhou Biden em um decreto. 

A reabertura das fronteiras começará a partir de 00h01 de sexta-feira (31) no horário de Washington (02h01 em Brasília) para África do Sul, Botsuana, Zimbábue, Namíbia, Lesoto, Eswatini (antiga Suazilândia), Moçambique e Malawi.

A decisão de restringir a entrada de viajantes vindos desses países foi tomada em 26 de novembro "por prudência", depois que se soube que uma nova variante do coronavírus, a ômicron, tinha sido detectada na África do Sul, conforme afirmou na época um porta-voz da Casa Branca.

Joe Biden escreveu nesta terça que a decisão de suspender as restrições foi tomada por recomendação das autoridades sanitárias e acrescentou que os pesquisadores americanos, "em colaboração com os cientistas sul-africanos que detectaram a variante, obtiveram grandes avanços na compreensão da ômicron". 

O nível de perigo é menor do que se acreditava inicialmente, acrescentou o presidente, ao argumentar que "os cientistas concluíram que as pessoas vacinadas contra a Covid-19 estão protegidas contra as formas graves" da doença.

O governo Biden foi alvo de uma enxurrada de críticas por ter imposto e mantido as restrições de viagem apenas para os países da África Austral, apesar de a nova variante do coronavírus se propagar rapidamente por todo o mundo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com André de Paula (PSD), Eduardo Cavalcanti e Epitacio Rolim
OMS: é possível encerrar fase aguda da pandemia este ano
Manhã na Clube: entrevistas com Carlos Veras (PT), Frederico Menezes e Marlon Malassa
Zuri: 11 anos, multiinstrumentista, compositor e prodígio da música faz campanha para comprar violão
Grupo Diario de Pernambuco