Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

URUGUAI

Uruguai busca 'aprofundar relações comerciais' com EUA durante visita de subsecretária de Estado

Por: AFP

Publicado em: 08/11/2021 14:51

Wendy Sherman, a subsecretária de Estado dos Estados Unidos, se reuniu com o chanceler uruguaio, Francisco Bustillo
 (Foto: ANDREW HARNIK)
Wendy Sherman, a subsecretária de Estado dos Estados Unidos, se reuniu com o chanceler uruguaio, Francisco Bustillo (Foto: ANDREW HARNIK)
A subsecretária de Estado dos Estados Unidos, Wendy Sherman, se reuniu nesta segunda-feira (8) com o chanceler uruguaio, Francisco Bustillo, antes de um encontro com o presidente Luis Lacalle Pou, durante visita a Montevidéu para aprofundar as relações comerciais.

O chanceler uruguaio expressou a aspiração do Uruguai de "aprofundar as relações econômicas e comerciais" com os Estados Unidos, "para que haja maior acesso" dos produtos uruguaios ao mercado norte-americano, informou a Chancelaria em comunicado.

Além disso, de acordo com o texto, "Sherman expressou a plena vontade de seu país de aprofundar as possibilidades de fortalecimento do comércio e dos investimentos, em particular por meio do quadro proporcionado pelo TIFA", o Acordo Marco sobre de Investimento e Comércio assinado por ambas as nações em 2007.

O governo de Lacalle Pou anunciou em setembro que buscará um acordo comercial bilateral com a China, o que gerou tensões no Mercosul, grupo formado por Argentina, Brasil e Paraguai e que tradicionalmente busca negociar por consenso.

Segundo a Chancelaria, Bustillo "valorizou o renovado compromisso dos Estados Unidos com o multilateralismo" e "seu retorno como membro de diversos organismos internacionais".

A número dois do Departamento de Estado americano terá várias reuniões nesta segunda-feira à tarde, inclusive com a ministra da Economia, Azucena Arbeleche, bem como com representantes do setor de energia renovável e com membros de ONGs que trabalham com refugiados e migrantes.

Na manhã desta terça-feira, ela será recebida por Lacalle Pou na Torre Executiva (casa do governo), após a qual dará entrevista coletiva.
TAGS: mundo | comércio | eua | uruguai |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Bruno Becker, da chapa Náutico Sustentável, divulga projetos para o Timbu
Unicap continua com as inscrições abertas para Vestibular 2022
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Romero Sales Filho (PTB)
Variante ômicron representa risco elevado para o planeta
Grupo Diario de Pernambuco