Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

PERU

Tumba múltipla é descoberta em cidadela pré-hispânica no Peru

Por: AFP

Publicado em: 11/11/2021 21:11

 (Foto: AFP)
Foto: AFP
Uma equipe de arqueólogos encontrou uma antiga tumba múltipla contendo restos mortais de 25 pessoas, incluindo mulheres e crianças, na cidadela pré-hispânica de Chan Chan, no Peru, informou um pesquisador nesta quinta-feira.

“A pesquisa arqueológica em uma área de apenas 10 m² revelou um contexto funerário múltiplo, no qual foram documentados restos ósseos correspondentes a 25 indivíduos, em sua maioria mulheres, jovens e algumas crianças”, descreveu o arqueólogo Jorge Meneses.

A tumba múltipla foi encontrada há três semanas, cerca de 500 km ao norte de Lima, com restos humanos quase intactos. No local também havia 70 objetos de cerâmica e relacionados ao trabalho têxtil.

“Todos os objetos encontrados junto a eles têm a ver com a produção têxtil. Provavelmente essas pessoas se dedicavam a isso”, indicou Sinthya Cueva, diretora do Programa de Pesquisas Arqueológicas de Chan Chan.

A cidadela era administrada pela classe governante da cultura Chimu, cujos membros costumavam ser enterrados em plataformas funerárias, em estruturas maiores, segundo a diretora. A cidadela foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1986, mesmo ano em que foi incluída na lista de Patrimônio Mundial em Perigo, devido à ação de invasores, a vazamentos de água do mar e às chuvas.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com Teresa Leitão (PT/PE), Almir Mattias e Renata Berenguer
Laboratório anuncia teste para diferenciar o coronavírus da gripe A e B
Manhã na Clube: entrevistas com Alberto Feitosa (PSC), Márcia Horowitz e Andreia Rodrigues
Justiça por Beatriz: pais organizam peregrinação de 720 km para cobrar solução de assassinato
Grupo Diario de Pernambuco