Diario de Pernambuco
Busca

TECNOLOGIA RUSSA

Rússia anuncia novo teste de míssil hipersônico

Por: AFP

Publicado em: 29/11/2021 18:14

 (Foto: HANDOUT / RUSSIAN DEFENCE MINISTRY / AFP)
Foto: HANDOUT / RUSSIAN DEFENCE MINISTRY / AFP
O exército da Rússia anunciou nesta segunda-feira (29) um novo teste de sucesso do míssil de cruzeiro hipersônico Zircon, em um momento de disputa no desenvolvimento deste tipo de armamento.

O anúncio foi feito após a recente publicação na imprensa americana de informações de que a China testou há alguns meses um míssil hipersônico capaz de lançar um projétil, uma tecnologia Estados Unidos e Rússia não possuem atualmente.

O exército russo afirmou em um comunicado que lançou um míssil Zircon a partir da fragata Almirante Gorchkov contra um alvo em águas do Mar Branco, no Ártico.

O disparo foi um "êxito" e o algo, localizado a mais de 400 km, foi "destruído", segundo o comunicado.

Um vídeo, divulgado pelo ministério da Defesa, mostra o artefato levantando voo em meio a um flash de luz, seguido por um rastro de fumaça no meio da noite.

Os mísseis hipersônicos podem viajar a mais de cinco vezes a velocidade do som e, como são de "cruzeiro", também têm a capacidade de manobrar em pleno voo, o que os torna muito mais difíceis de interceptar.

O Zircon já havia passado por vários testes nos últimos anos, incluindo outro lançamento a partir do Almirante Gorshkov e de um submarino submerso.

Em 2018, o presidente Vladimir Putin aproveitou o discurso sobre o Estado da nação para revelar novas armas hipersônicas, incluindo o Zircon, ao afirmar que poder atingir alvos em mar e terra, a mil quilômetros de distância.

O Zircon será integrado no arsenal russo aos veículos veículos planadores hipersônicos Avangard - que entraram em serviço em 2019 - e aos mísseis lançados do ar Kinzhal (Daga).

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.