Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

MISSÃO ESPACIAL

Japão estimula candidaturas femininas no 1º recrutamento de astronauta em 13 anos

Por: AFP

Publicado em: 19/11/2021 13:33

 (crédito: SHAMIL ZHUMATOV / POOL / AFP)
crédito: SHAMIL ZHUMATOV / POOL / AFP
É um pequeno passo para o Japão, mas uma grande oportunidade para os candidatos, já que o país está recrutando novos astronautas pela primeira vez em mais de uma década, e os candidatos não precisam mais ter um diploma científico.

A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) disse que incentiva as mulheres a se apresentarem, já que os sete astronautas atuais do país são homens.

As candidatas selecionadas, que devem ser japonesas, receberão treinamento e serão enviadas em missões, potencialmente à Lua, ao Portal Lunar, ou à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

"Queremos estabelecer um sistema (de recrutamento) que esteja de acordo com a época atual", disse Kazuyoshi Kawasaki, da JAXA, em uma coletiva de imprensa.

"Antes, limitávamos os candidatos aos que tivessem graduação em Ciências Naturais, mas muitos de nós concordamos que não é um requisito necessário".

Ainda assim, os exames escritos incluirão questões de nível universitário sobre ciência, tecnologia, engenharia e matemática. O nível de inglês dos candidatos também será avaliado.

As inscrições ficarão abertas de 20 de dezembro e 4 de março.

É a primeira vez que o Japão procura astronautas novatos em 13 anos e, desta vez, a agência buscará contratar "alguns" com pelo menos três anos de experiência profissional.

Não há limite de idade, nem cotas de gênero, e a JAXA reduziu a exigência de altura para 149,5 centímetros.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Eriberto Medeiros (PP), presidente da Alepe
Unicap continua com as inscrições abertas para Vestibular 2022
Bruno Becker, da chapa Náutico Sustentável, divulga projetos para o Timbu
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Romero Sales Filho (PTB)
Grupo Diario de Pernambuco