Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

CONSENSO

COP26: Novo acordo climático é aprovado em Glasgow

Publicado em: 13/11/2021 17:36 | Atualizado em: 13/11/2021 17:44

 (Foto: AFP)
Foto: AFP
Após duas semanas de intensas negociações, embates e tensões, o novo acordo climático, chamado de Pacto Climático para Glasgow, foi aprovado pela COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas). A decisão foi anunciada há pouco, nesta tarde de sábado (13/11) pelo presidente da Conferência, Alok Sharma. 

Nas redes sociais, o perfil oficial da COP26 anunciou o acordo, mas deixou claro que será preciso comprometimento para cumpri-lo. "O Pacto Climático de Glasgow foi acordado, mas ele só sobreviverá se as promessas forem cumpridas e os compromissos se traduzirem em ações rápidas", diz o anúncio. 

O texto final foi considerado, por Alok, como "não perfeito, mas sólido para iniciar as mudanças necessárias". Pela primeira vez, o acordo aponta explicitamente para os combustíveis fósseis, principalmente o carvão, que é o maior contribuinte individual para as mudanças climáticas.

Em todas as 25 COPs anteriores a deste ano, nenhum acordo mencionou carvão, petróleo ou gás, ou mesmo combustíveis fósseis em geral, como impulsionadores - muito menos a principal causa - da crise climática. Por esse motivo, as promessas de buscar alternativas do uso desses recursos foram o principal ponto de embate entre as nações.

*Com informações da CNN Internacional. O texto passará por atualizações


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Laboratório anuncia teste para diferenciar o coronavírus da gripe A e B
Manhã na Clube: entrevistas com Alberto Feitosa (PSC), Márcia Horowitz e Andreia Rodrigues
Justiça por Beatriz: pais organizam peregrinação de 720 km para cobrar solução de assassinato
Pessoas que já tiveram covid podem adoecer novamente devido à ômicron
Grupo Diario de Pernambuco