Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

ACIDENTE

Sete pacientes com Covid morrem em incêndio em hospital na Romênia

Por: AFP

Publicado em: 01/10/2021 18:16

 (Foto: Costin Dinca / AFP
)
Foto: Costin Dinca / AFP
Sete pacientes com Covid-19 morreram em um incêndio em um hospital da Romênia, o terceiro em menos de um ano, informou nesta sexta-feira (1º) o ministro do Interior, que revisou para baixo um primeiro saldo oficial de nove mortos.

"O número correto é de sete mortos, cinco pacientes encontrados mortos no hospital e outros dois que morreram quando foram levados a outros estabelecimentos", disse à imprensa Lucian Bode.

O ministro da Saúde, Attila Cseke, havia informado pouco antes o número de nove mortos.

O presidente romeno Klaus Iohannis disse estar "abismado" com o ocorrido e culpou o "Estado" por ter "fracassado em sua missão fundamental de proteger seus cidadãos".

O incêndio foi declarado na unidade de cuidados intensivos do hospital de doenças infecciosas de Constanza, no sudeste do país.

Até o momento, não se sabe as causas do incêndio, mas as autoridades anunciaram que uma investigação foi aberta.

Familiares das vítimas se reuniram em frente ao hospital e acusaram as autoridades de "incompetência".

"A história se repete, não fazem nada para melhorar as condições nos hospitais", estimou uma mulher, cuja mãe morreu no incêndio, segundo imagens transmitidas ao vivo pela televisão local.

A diretora do hospital, Stela Halichidis, afirmou que vários problemas que foram constatados em janeiro durante vários controles promovidos nas instalações dos sistemas elétricos e de aquecimento, foram resolvidos.

Em janeiro, cinco pacientes morreram em um incêndio em um hospital de Bucarest. Dois meses antes, 15 pacientes morreram em um incêndio em um estabelecimento Piatra Neamt (nordeste).
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com Teresa Leitão (PT), Fernandes Arteiro e José Teles
CPI da Pandemia recomenda indiciamento de Bolsonaro
Manhã na Clube: entrevistas com Sileno Guedes e com a nutricionista Joyce Alencastro
CPI da Pandemia chega ao final com homenagens às vítimas da Covid
Grupo Diario de Pernambuco