Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

PANDEMIA

Seis em cada sete infecções por covid-19 na África não são detectadas, afirma OMS

Por: AFP

Publicado em: 14/10/2021 17:13

 (Foto: Rodger Bosch/AFP)
Foto: Rodger Bosch/AFP
O número real de contaminações por covid-19 na África é sete vezes maior do que as cifras oficiais, que não levam em conta os assintomáticos e não detectados por falta de testes, declarou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quinta-feira (14).

"Em 10 de outubro de 2021, o número acumulado de casos de infecção por covid-19 foi estimado em 59 milhões na África, um número sete vezes maior do que os mais de oito milhões de casos oficialmente notificados" no continente, segundo novos cálculos da OMS.

“Desde o início da pandemia, e até 10 de outubro, os países africanos realizaram mais de 70 milhões de testes de covid-19, o que representa uma ínfima parcela dos 1.3 bilhões de habitantes do continente”, ressalta o comunicado.

"As pessoas assintomáticas causam a maioria dos contágios da doença", disse Matshidiso Moeti, diretor regional da OMS para a África.

Para tentar compensar a falta de evidência, a OMS procurará melhorar o nível dos testes nos países africanos.

Por "falta de vacinas suficientes, um esforço comunitário de testes mais ativo é muito importante para reduzir a transmissão" na África, afirmou a OMS.

Cerca de 8,4 milhões de casos de covid-19 e 214 mil mortes foram registrados na África, que oficialmente é um dos continentes menos afetados pela pandemia.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: Gilson Machado, Ministro do Turismo, dr. Érico Higino e o advogado Ivo Machado
Entre túmulos e livros: coveiro se prepara para lançar livro
Cenário de destruição apos tiroteios em Beirute
Manhã na Clube: entrevistas com Simão Teixeira, presidente do Recife Convention & Visitors Bureau
Grupo Diario de Pernambuco