Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

ORGANIZAÇÃO

Rússia diz que vai adotar ações retaliatórias contra a OTAN

Publicado em: 09/10/2021 08:21

 (Foto: ALEXEI DRUZHININ / SPUTNIK / AFP)
Foto: ALEXEI DRUZHININ / SPUTNIK / AFP
Nesta sexta-feira (8), o porta-voz do presidente da Rússia, Dmitry Peskov, afirmou em uma coletiva à imprensa, que a Aliança Atlântica não é uma ferramenta de cooperação ou interação, mas um bloco orientado por políticas antirrussas. Isso é confirmado pelas ações da OTAN, garantiu Peskov ao comentar a decisão da Aliança de diminuir pela metade a equipe pessoal da missão russa na organização. "A Aliança Atlântica é um bloco que em geral tem um posicionamento antirrusso. É assim que nós a entendemos, e esta nossa percepção é confirmada de forma clara pelas ações desse bloco", disse Peskov.

Além disso, o porta-voz anunciou também que a Rússia irá formular e realizar medidas de retaliação em relação à OTAN como resposta à redução da missão permanente russa. "Certas medidas de resposta, em uma forma que corresponda melhor aos nossos interesses, serão formuladas e aplicadas. Por enquanto não podemos falar sobre cooperação, não há nenhuma colaboração. As possibilidades de diálogo estão sendo reduzidas pelas nossas contrapartes da OTAN", garantiu.

Entenda a tensão entre a Rússia e a OTAN

Na última quarta-feira (6), a Aliança Atlântica declarou que foi decidido privar oficiais de inteligência russos não declarados da acreditação oficial perante a aliança e diminuiu o número dos representantes da delegação russa para dez. Na ocasião, a representante oficial da chancelaria russa na entidade, Maria Zakharova, classificou essa decisão como “um passo absurdo”.

Já o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, alegou que a Aliança teve que agir contra crescentes "atividades malignas" da Rússia.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Trump anuncia planos para lançar nova rede social
Manhã na Clube: entrevistas com Teresa Leitão (PT), Fernandes Arteiro e José Teles
CPI da Pandemia recomenda indiciamento de Bolsonaro
Manhã na Clube: entrevistas com Sileno Guedes e com a nutricionista Joyce Alencastro
Grupo Diario de Pernambuco