Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

ECONOMIA

Reino Unido e países do Golfo negociam acordo de livre comércio

Por: AFP

Publicado em: 09/10/2021 11:44

 (Foto: Justin Tallis/AFP)
Foto: Justin Tallis/AFP
O Reino Unido e os seis países do Golfo lançaram oficialmente negociações para chegar a um acordo de livre comércio, que permitirá a Londres fortalecer suas relações comerciais com países não europeus após o Brexit, anunciou o Bahrein.

"É com grande alegria e prazer que anuncio hoje o início oficial das negociações para um acordo de livre comércio entre os países do GCC [Conselho de Cooperação do Golfo] e o Reino Unido", disse Zayed al-Zayani, ministro da Indústria, Comércio e Turismo do Bahrein. 

O Reino Unido já tem fortes laços econômicos e políticos com os países membros do GCC: Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Catar, Bahrein, Kuwait e Omã. 

"Não há dúvida de que embarcaremos coletivamente em um novo capítulo, que consolidará nossa cooperação comercial e de investimento de longa data", acrescentou Zayed al-Zayani, cujo país atualmente preside o GCC, em um comunicado. 

O comércio entre o Reino Unido e os países do Golfo atingiu mais de 30 bilhões de libras (35 bilhões de euros ou 40 bilhões de dólares) em 2020, de acordo com o governo britânico, que afirmou que "um acordo comercial de longo alcance levaria nosso relacionamento ao próximo nível".
 
A ministra do Comércio Internacional do Reino Unido, Anne-Marie Trevelyan, saudou a "enorme oportunidade de liberalizar o comércio com um mercado em crescimento", ao mesmo tempo que fortalece os laços "com uma região vital para nossos interesses estratégicos". 

Desde que deixou a União Europeia, Londres tem procurado fortalecer seus laços comerciais com seus parceiros tradicionais, como Estados Unidos, Austrália e países do Golfo. 

Estes últimos estão entre as maiores economias do mundo árabe, começando pela Arábia Saudita, maior exportador mundial de petróleo, mas também Emirados Árabes Unidos e Catar, que têm uma população de alto poder aquisitivo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Destaque do Náutico, meia Jean Carlos completa 100 jogos com a camisa alvirrubra
Baixas na equipe de Guedes
Trump anuncia planos para lançar nova rede social
Manhã na Clube: entrevistas com Teresa Leitão (PT), Fernandes Arteiro e José Teles
Grupo Diario de Pernambuco