Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

QUADRILHA

Polícia desmantela quadrilha que levava haitianos ilegalmente do Chile para os EUA

Por: AFP

Publicado em: 04/10/2021 19:46

 (A polícia do Chile desmantelou uma quadrilha de tráfico de pessoas que levava haitianos para o México e os Estados Unidos. Foto: MARTIN BERNETTI / AFP)
A polícia do Chile desmantelou uma quadrilha de tráfico de pessoas que levava haitianos para o México e os Estados Unidos. Foto: MARTIN BERNETTI / AFP
A polícia do Chile efetuou nove prisões e desmantelou uma quadrilha de tráfico de pessoas que levava haitianos para o México e os Estados Unidos, informaram o Ministério Público local e a Interpol nesta segunda-feira (4), em comunicado.

A Polícia de Investigações (Civil) desmantelou a organização criminosa, que facilitava a saída de haitianos do Chile "juntamente com suas famílias e filhos chilenos, com a expectativa de se estabelecerem nos Estados Unidos", por meio de travessias ilegais da cidade de Arica, na fronteira com o Peru.

“A Procuradoria Centro Norte formalizou nove pessoas pelo crime de tráfico de migrantes, deixando oito delas em prisão preventiva”, acrescenta a nota.

O escritório da Interpol em Lyon, França, indicou que os presos eram quatro chilenos, dois venezuelanos, um peruano, um haitiano e um paraguaio, todos identificados como parte de uma organização de tráfico de migrantes.

Até o momento, 267 crianças chilenas com menos de 6 anos - todas filhos de migrantes haitianos que teriam deixado o Chile - foram encontradas em passagens irregulares na Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Guatemala e México. Elas viajavam com destino aos EUA. Alguns dos menores estavam sob os cuidados de outros adultos, pois foram abandonados ou seus pais morreram no caminho.

"É horrível pensar o que essas crianças vulneráveis sofreram, algumas com poucos anos", disse Jürguen Stock, secretário-geral da Interpol. Autoridades suspeitam de que essa rede de tráfico proporcionou a saída de cerca de 1.000 haitianos do Chile por rotas ilegais para chegarem ao México e aos Estados Unidos.

A mesma organização também atuou no tráfico de migrantes venezuelanos, haitianos e cubanos do Peru para o Chile, “fugindo dos controles fronteiriços e policiais, com sério risco à saúde, integridade física e vida dos migrantes”, apontou a procuradoria chilena.

A captura dessa quadrilha ocorre em meio à crescente presença de migrantes, em especial venezuelanos, que tentam cruzar a pé, por travessias clandestinas, das fronteiras da Bolívia e do Peru para o Chile, o que tem gerado manifestações em cidades como Iquique e Santiago em favor e contra a migração.
TAGS: eua | chile | haiti | quadrilha |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com Sileno Guedes e com a nutricionista Joyce Alencastro
CPI da Pandemia chega ao final com homenagens às vítimas da Covid
Manhã na Clube: ex-ministro Roberto Freire, dr. Cláudio Falcão e o advogado Pedro Avelino
Chama dos Jogos de Inverno é acesa
Grupo Diario de Pernambuco