Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

LUTO

Morre gorila famosa do Parque de Virunga, na República Democrática do Congo

Por: AFP

Publicado em: 07/10/2021 08:38

Imagem da morte da gorila nos braços de tratador causou comoção. Ndakasi deu o último suspiro ao lado do amigo que a resgatou quando filhote (Foto: Divulgação/Brent Stirton)
Imagem da morte da gorila nos braços de tratador causou comoção. Ndakasi deu o último suspiro ao lado do amigo que a resgatou quando filhote (Foto: Divulgação/Brent Stirton)
O Parque Nacional de Virunga (PNVi) anunciou nesta terça-feira (5) a morte de uma gorila famosa por sua história e personalidade, que se tornou uma das atrações desta joia natural e turística no leste da República Democrática do Congo.

"Com grande pesar, Virunga anuncia a morte da gorila da montanha órfã Ndakasi, que residia no centro de Senkwekwe havia mais de uma década", disse o comunicado do PNVi.

“Na noite de 26 de setembro, após uma longa doença, seu estado se agravou rapidamente e Ndakasi morreu nos braços de seu guarda e amigo de longa data, André Bauma”, acrescentou.

“A vida de Ndakasi está bem documentada e sua personalidade calorosa já apareceu em muitos programas e filmes (...). Ela também alcançou a fama na internet em 2019, quando uma selfie viralizou no Dia da Terra”, lembrou o PNVi.

Esta gorila da montanha nasceu em abril de 2007 e ficou órfã dois meses mais tarde, quando milicianos mataram sua mãe. Seu estado vulnerável a impediu de retornar à vida selvagem, então viveu em uma instalação do PNVi, onde ela e outro gorila, Ndeze, foram cuidados por 11 anos.

Localizado na fronteira com Ruanda e Uganda, o Parque de Virunga cobre 7.800 km2 da província de Kivu do Norte, no leste do país.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: Gilson Machado, Ministro do Turismo, dr. Érico Higino e o advogado Ivo Machado
Entre túmulos e livros: coveiro se prepara para lançar livro
Cenário de destruição apos tiroteios em Beirute
Manhã na Clube: entrevistas com Simão Teixeira, presidente do Recife Convention & Visitors Bureau
Grupo Diario de Pernambuco