° / °

Mundo
CONFLITO

Cocaleros ocupam mercado de coca após confrontos com a polícia na Bolívia

Publicado: 04/10/2021 às 15:46

/Foto: Luis Gandarillas/AFP

/Foto: Luis Gandarillas/AFP

Milhares de cocaleros da região de Yungas, na Bolívia, opositores ao governo, ocuparam um mercado que comercializa coca em La Paz, após confrontos de rua violentos com a polícia, que deixaram vários feridos, constatou a AFP

Aos gritos de "Os Yungas unidos, jamais serão vencidos!" e "Sim, conseguimos! Sim, conseguimos!", os trabalhadores entraram levando a bandeira nacional nas cores vermelha, amarela e verde, ao mercado que comercializa coca de forma legal, no bairro Villa Fátima, porta de entrada aos vales subandinos dos Yungas, onde se cultiva coca desde antes do império inca. 

Os incidentes começaram ao meio-dia, quando os camponeses se organizaram para assumir o controle do mercado da Associação de Produtores de Folha de Coca de La Paz (Adepcoca), após se queixar que outro grupo, apoiado pelo governo do presidente Luis Arce, ocupou a direção, em meio a diferenças políticas e econômicas no controle do mercado legal de coca. 

Dezenas de policiais da tropa de choque que resguardavam o local há uma semana fizeram uso de bombas e gás lacrimogêneo, mas tiveram que recuar vários quarteirões diante da pressão maciça dos camponeses. 

Os cultivadores de coca atiraram pedras e paus, enquanto queimaram pneus e colchões. Os enfrentamentos deixaram ao menos dois policiais e dois camponeses feridos, segundo a AFP. 

Os policiais deixaram desprotegido o mercado da Adepcoca, o que permitiu a entrada dos camponeses. 

Um cocalero disse: "Estamos muito contentes, muito felizes por este feito em nossa sede, que estava sequestrada pelo governo!". 

Outro afirmou: "Esta é nossa casa, é a casa dos cocaleros!"

Um autodenominado comitê de emergência, que comandou a ocupação do mercado, antecipou que em breve será formado um comitê eleitoral para que organize eleições para uma nova direção da Adecopa. 
Mais de Mundo