ESTUDOS

Cientistas norte-americanos revelam que luz ultravioleta pode eliminar o coronavírus

Publicado em: 26/10/2021 10:49

(Foto: Reprodução/Pixabay)
Foto: Reprodução/Pixabay
De acordo com um estudo publicado na revista Scientific Reports por um grupo de cientistas e engenheiros dos Estados Unidos, foi descoberta por meio de um experimento que comprimentos de onda da luz ultravioleta são capazes de matar o novo coronavírus em superfícies de objetos, ambientes e também dentro de células humanas.

A pesquisa determinou que comprimentos de ondas da luz de led de 385, 405 e 425 nanômetros exterminam o vírus SARS-CoV-2 tanto fora como dentro da célula. Os pesquisadores criaram modelos celulares em 3D de células doadas obtidas de brônquios e traquéias de pessoas e o experimento demonstrou que as ondas de 425 nanômetros não danificam os tecidos. Já os outros experimentos revelaram que doses baixas de ondas de 425 nanômetros podem reduzir a carga viral e doses elevadas podem diminuir a infecção provocada pelo vírus em até 99,9%, além de ainda não causar um impacto negativo visível na vitalidade de células não infectadas.

Os cientistas também estabeleceram que comprimentos de onda e tempo de radiação podem inativar outros tipos de coronavírus, como, por exemplo, o SARS-CoV-1 e MERS. O grupo espera que a descoberta colabore para o combate a pandemia, principalmente nos países onde faltam vacinas.

A luz ultravioleta já é amplamente utilizada em hospitais para esterilizar salas e aparelhos médicos. Entretanto, doses elevadas de sua radiação podem danificar o genoma de mamíferos, causando mutações e destruindo o DNA.