Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

SEGURANÇA

CIA cria departamento para combater desafios do governo chinês

Publicado em: 07/10/2021 18:19

 (Foto: Saul LOEB / AFP FILES / AFP
)
Foto: Saul LOEB / AFP FILES / AFP
Nesta quinta-feira (7) a Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos comunicou a criação de um novo grupo do órgão destinado exclusivamente em investigar a China nos desafios à sua segurança nacional. O departamento irá combater todas as ameaças e ações prejudiciais que o gigante asiático possa fazer ao território norte-americano.

De acordo com a CIA, este novo setor da instituição irá ser designado como Centro de Missões da China e foi constituído "para responder ao desafio global colocado pela República Popular da China”, e abrangerá todas as áreas de missão da agência.

O diretor da Agência Central de Inteligência, William Burns, destacou que a formação do Centro de Missões da China se deve especificamente por causa das ameaças do governo chinês e, não de seu povo. Burns ainda acrescentou que a finalidade do desenvolvimento e concepção do Centro é unificar o trabalho que a CIA já realiza sobre a China. “O Centro reforçará ainda mais nosso trabalho coletivo sobre a ameaça geopolítica mais importante que enfrentamos no século XXI, um governo chinês cada vez mais adversarial", declarou.

Mas, além disso, segundo as palavras do chefe da CIA, a agência também vai prosseguir com o foco em "uma Rússia agressiva, uma Coréia do Norte provocativa e um Irã hostil.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com Teresa Leitão (PT), Fernandes Arteiro e José Teles
CPI da Pandemia recomenda indiciamento de Bolsonaro
Manhã na Clube: entrevistas com Sileno Guedes e com a nutricionista Joyce Alencastro
CPI da Pandemia chega ao final com homenagens às vítimas da Covid
Grupo Diario de Pernambuco