Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

CORONAVÍRUS

Agência Europeia de Medicamentos aprova 3ª dose de vacina da Pfizer para maiores de 18 anos

Por: AFP

Publicado em: 04/10/2021 14:23

 (Foto: Lillian Suwanrumpha/AFP

)
Foto: Lillian Suwanrumpha/AFP
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) aprovou nesta segunda-feira (4) a terceira dose, de reforço, da vacina contra a covid da Pfizer/BioNTech para as pessoas com mais de 18 anos, diante da preocupação de que a proteção diminui após as duas primeiras doses.

"As doses de reforço da Comirnaty podem ser consideradas para pessoas a partir de 18 anos, pelo menos seis meses depois da segunda dose", afirmou a EMA em um comunicado, no qual cita o nome comercial da vacina da Pfizer.

"As decisões sobre as terceiras doses serão tomadas pelos órgãos de sáude pública a nível nacional", informou a agência europeia.

O Comitê de Medicamentos de Uso Humano da EMA "avaliou dados da Comirnaty que mostram um aumento dos níveis de anticorpos quando uma terceira dose é aplicada".

"O risco de doenças cardíacas inflamatórias e outros efeitos colaterais muito raros após a dose reforço não é conhecido e está sob estreita vigilância", acrescentou a EMA.

Há registros muito raros de casos de miocardite, uma inflamação do músculo cardíaco, em pessoas que receberam a vacina Pfizer, especialmente homens jovens.

A agência aprovou também uma terceira dose da Moderna ou Pfizer para pessoas com sistemas imunológicos frágeis, ao menos 28 dias após a segunda dose.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: Gilson Machado, Ministro do Turismo, dr. Érico Higino e o advogado Ivo Machado
Entre túmulos e livros: coveiro se prepara para lançar livro
Cenário de destruição apos tiroteios em Beirute
Manhã na Clube: entrevistas com Simão Teixeira, presidente do Recife Convention & Visitors Bureau
Grupo Diario de Pernambuco