Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

HAVAÍ

Vulcão Kilauea entra em erupção no Havaí

Por: AFP

Publicado em: 30/09/2021 21:03

 (Foto: M. Patrick / US Geological Survey / AFP
)
Foto: M. Patrick / US Geological Survey / AFP
O vulcão havaiano Kilauea, um dos mais ativos do mundo, entrou em erupção, embora, segundo projeções, sua lava esteja limitada à cratera central e não ameace as regiões habitadas, anunciaram autoridades nesta quinta-feira.

"As fontes de lava atingiram a altura de um prédio de cinco andares", informou o Instituto Geofísico dos Estados Unidos (USGS) no Twitter, juntamente com um vídeo.

As primeiras fissuras apareceram na cratera Halema'uma'u na tarde de ontem. Elas deram origem rapidamente às "fontes de lava", que às vezes superam 1.100°C de temperatura, segundo o USGS.

As erupções frequentes do Kilauea desde a década de 1950 o tornaram um destino atraente para turistas. Autoridades do Parque Nacional de Vulcões do Havaí, onde ele se encontra, começaram a mobilizar funcionários para organizar a chegada esperada de visitantes.

O vulcão Kilauea é um dos cinco localizados na ilha de Havaí, a maior do arquipélago, localizado no Pacífico. Em 2018, uma erupção destruiu centenas de casas. Cerca de 20 pessoas que faziam um passeio de barco para observar o magma chegando ao mar foram feridas pela lava, uma delas gravemente.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Uso de máscara em locais abertos deixa de ser obrigatório no Rio
Manhã na Clube: entrevistas com o vereador Romero Jatobá (PSB), dr. Sérgio Paulo e Jaqueline Araújo
CPI aprova relatório que pede indiciamento de Bolsonaro
Manhã na Clube: entrevistas com Raul Henry, Gustavo Frigieiri e Vânia Besse
Grupo Diario de Pernambuco