Diario de Pernambuco
Busca

ALERTA

Vulcão capaz de gerar tsunami no Nordeste brasileiro entra em alerta

Publicado em: 16/09/2021 18:41

 (Vulcão Cumbre Vieja tem gerado abalos sísmicos na ilha de La Palma, no arquipélago das Canárias. Foto: Nasa)
Vulcão Cumbre Vieja tem gerado abalos sísmicos na ilha de La Palma, no arquipélago das Canárias. Foto: Nasa
Localizado nas Ilhas Canárias, no litoral da África, o vulcão Cumpre Vieja demonstrou sinais de atividade indicando a possibilidade de erupção, que pode ocorrer nos próximos dias ou semanas, de acordo com o governo da Espanha. O vulcão está adormecido há décadas e começou a dar sinais de atividade moderada nos últimos dias.

De acordo com a previsão de oceanógrafos, os tremores da erupção serão capazes de criar um tsunami com ondas de até 5 metros que poderão atingir a costa litorânea da região Nordeste do Brasil, incluindo Recife, Salvador e Fortaleza, e, somente, com uma grande erupção o tsunami afetaria todas as áreas costeiras banhadas pelo Oceano Atlântico.

“Toda a população costeira deve ser conscientizada, em especial do Norte e Nordeste do Brasil, pois seriam os principais afetados, e assim evitaríamos danos pessoais. Estudos mais recentes dizem que as chances de ocorrência são remotas e longínquas, no entanto, o estabelecimento de sistemas de alarme que possibilitam a evacuação de áreas é justificável quando se trata de vidas humanas”, explicou o geólogo Mauro Gustavo Reese Filho ao MetSul.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.