Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

ALERTA

Vulcão capaz de gerar tsunami no Nordeste brasileiro entra em alerta

Publicado em: 16/09/2021 18:41

 (Vulcão Cumbre Vieja tem gerado abalos sísmicos na ilha de La Palma, no arquipélago das Canárias. Foto: Nasa)
Vulcão Cumbre Vieja tem gerado abalos sísmicos na ilha de La Palma, no arquipélago das Canárias. Foto: Nasa
Localizado nas Ilhas Canárias, no litoral da África, o vulcão Cumpre Vieja demonstrou sinais de atividade indicando a possibilidade de erupção, que pode ocorrer nos próximos dias ou semanas, de acordo com o governo da Espanha. O vulcão está adormecido há décadas e começou a dar sinais de atividade moderada nos últimos dias.

De acordo com a previsão de oceanógrafos, os tremores da erupção serão capazes de criar um tsunami com ondas de até 5 metros que poderão atingir a costa litorânea da região Nordeste do Brasil, incluindo Recife, Salvador e Fortaleza, e, somente, com uma grande erupção o tsunami afetaria todas as áreas costeiras banhadas pelo Oceano Atlântico.

“Toda a população costeira deve ser conscientizada, em especial do Norte e Nordeste do Brasil, pois seriam os principais afetados, e assim evitaríamos danos pessoais. Estudos mais recentes dizem que as chances de ocorrência são remotas e longínquas, no entanto, o estabelecimento de sistemas de alarme que possibilitam a evacuação de áreas é justificável quando se trata de vidas humanas”, explicou o geólogo Mauro Gustavo Reese Filho ao MetSul.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Baixas na equipe de Guedes
Trump anuncia planos para lançar nova rede social
Manhã na Clube: entrevistas com Teresa Leitão (PT), Fernandes Arteiro e José Teles
CPI da Pandemia recomenda indiciamento de Bolsonaro
Grupo Diario de Pernambuco