Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

ALEMANHA

"Sou uma feminista", diz Angela Merkel

Por: AFP

Publicado em: 08/09/2021 17:15 | Atualizado em: 08/09/2021 17:40

 (Foto: John MacDougall/AFP

)
Foto: John MacDougall/AFP
A chanceler alemã, Angela Merkel, garantiu nesta quarta-feira (8) que é uma feminista, declaração que reflete uma mudança na visão da líder democrata-cristã sobre a igualdade entre homens e mulheres.

“Essencialmente, (feminismo) consiste em dizer que homens e mulheres são iguais, na sua participação na vida em sociedade, ao longo da vida. Neste sentido, posso agora dizer que sou uma feminista”, disse Merkel durante conversa com a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie. “Na minha opinião, o 'feminismo' está vinculado a um movimento que luta pela inserção (da igualdade de gênero) na agenda social”, explicou.

Essas declarações representam uma das posições mais claras de Merkel em favor do feminismo, depois de, nos últimos anos, ela ter sido ambígua nessa questão.

Após 16 anos no comando do governo alemão, Merkel, 67 anos, deixará o cargo de chanceler após as eleições legislativas alemãs, em 26 de setembro.

Há alguns anos, a jornalista alemã Miriam Meckel fez a mesma pergunta à líder da CDU, que deu uma resposta pouco clara. “Antes eu era mais tímida no palco, mas agora refleti melhor. Neste sentido, posso dizer que, sim, devemos ser todas feministas”, explicou.

A questão do feminismo ganhou destaque na Europa após o fenômeno #MeToo, em 2017.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
As mães em plena pandemia: casal paulista adota cinco irmãos de Serra Talhada
Bolsonaro aumenta IOF para custear novo Bolsa Família
Surto de Covid-19 obriga Presidente da Rússia a ficar em isolamento
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado Eduardo da Fonte (PP), Elias Paim e Diego Martins
Grupo Diario de Pernambuco