Mundo
ACORDO
Rei da Espanha expressa apoio à modernização de acordo UE-Chile
Publicado: 07/09/2021 às 13:37

/ANDRES BALLESTEROS / POOL / AFP

"Estamos orgulhosos de apoiar o Chile em sua justa determinação de promover a modernização do acordo de associação entre seu país e a UE", disse Felipe VI em um almoço com Piñera no Palácio de la Zarzuela.
Em seu brinde, Piñera afirmou que "cada vez que cruzamos o Atlântico e chegamos à Espanha, de alguma forma sentimos que não deixamos totalmente nosso país, o Chile".
O presidente dedicou parte de seu brinde ao combate às mudanças climáticas como o principal desafio da atualidade, afirmando que "cada geração tem uma missão a cumprir".
Antes do almoço, Piñera já havia se encontrado com o rei e depois com o presidente do governo, Pedro Sánchez, na etapa espanhola de uma viagem pela Europa que o levou antes à França e continuará na Itália, Vaticano e Reino Unido.
O Acordo de Associação Chile-UE entrou em vigor em 2003 e Piñera quer que sua atualização sirva para abrir mais mercados às exportações chilenas.
O Chile aposta fortemente no hidrogênio verde, que "deve atingir exportações de US $ 30 bilhões por ano", patamar próximo ao do cobre, do qual é o maior produtor mundial, segundo comunicado presidencial divulgadona segunda-feira.
As negociações para a revisão do acordo começaram em 2015 com a criação de um grupo de trabalho, e o novo acordo está "prestes a ser alcançado", disse Piñera em Paris na segunda após reunião com o presidente Emmanuel Macron.
Desde a entrada em vigor do acordo, as trocas comerciais Chile-UE aumentaram ao seu nível máximo em 2018 (cerca de 18,5 bilhões de dólares), diminuindo em 2019 (17,3) e em 2020 (15,4), o primeiro ano da pandemia.
Últimas

Mais Lidas
