Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

ACORDO

Rei da Espanha expressa apoio à modernização de acordo UE-Chile

Por: AFP

Publicado em: 07/09/2021 13:37

 (ANDRES BALLESTEROS / POOL / AFP)
ANDRES BALLESTEROS / POOL / AFP
O presidente do Chile, Sebastián Piñera, foi recebido nesta terça-feira (7) em Madri pelo rei Felipe VI, que reiterou seu apoio à atualização do Acordo de Associação Chile-União Europeia.

"Estamos orgulhosos de apoiar o Chile em sua justa determinação de promover a modernização do acordo de associação entre seu país e a UE", disse Felipe VI em um almoço com Piñera no Palácio de la Zarzuela.

Em seu brinde, Piñera afirmou que "cada vez que cruzamos o Atlântico e chegamos à Espanha, de alguma forma sentimos que não deixamos totalmente nosso país, o Chile". 

O presidente dedicou parte de seu brinde ao combate às mudanças climáticas como o principal desafio da atualidade, afirmando que "cada geração tem uma missão a cumprir".

Antes do almoço, Piñera já havia se encontrado com o rei e depois com o presidente do governo, Pedro Sánchez, na etapa espanhola de uma viagem pela Europa que o levou antes à França e continuará na Itália, Vaticano e Reino Unido. 

O Acordo de Associação Chile-UE entrou em vigor em 2003 e Piñera quer que sua atualização sirva para abrir mais mercados às exportações chilenas.

O Chile aposta fortemente no hidrogênio verde, que "deve atingir exportações de US $ 30 bilhões por ano", patamar próximo ao do cobre, do qual é o maior produtor mundial, segundo comunicado presidencial divulgadona  segunda-feira.

As negociações para a revisão do acordo começaram em 2015 com a criação de um grupo de trabalho, e o novo acordo está "prestes a ser alcançado", disse Piñera em Paris na segunda após reunião com o presidente Emmanuel Macron.

Desde a entrada em vigor do acordo, as trocas comerciais Chile-UE aumentaram ao seu nível máximo em 2018 (cerca de 18,5 bilhões de dólares), diminuindo em 2019 (17,3) e em 2020 (15,4), o primeiro ano da pandemia.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
As mães em plena pandemia: casal paulista adota cinco irmãos de Serra Talhada
Bolsonaro aumenta IOF para custear novo Bolsa Família
Surto de Covid-19 obriga Presidente da Rússia a ficar em isolamento
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado Eduardo da Fonte (PP), Elias Paim e Diego Martins
Grupo Diario de Pernambuco